Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39457
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO CTS NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ: ANÁLISE DO DISCURSO EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Determinantes sociais da saúde
Análise do discurso
Trabalho desenvolvido sob a orientação de Wildson Luiz Pereira dos Santos.
Marques, Lua Isis Braga | Date Issued:
2015
Author
Advisor
Affilliation
Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: A I Conferência em Ciência e Tecnologia da Saúde (Brasil, 1994) tem sido considerada um marco quanto à adoção pelos pesquisadores, docentes no campo da Saúde de um novo paradigma não só nas políticas do setor, mas sobretudo no campo da educação e pesquisa para produção tecnocientífica orientada para temas de interesse de amplas camadas da sociedade. Ela marca a inflexão no Brasil, de um olhar que podemos classificar no campo do ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade-CTS na medida em que o setor define como prioritárias as estratégias de aproximação com os grandes temas vinculadas às demandas sociais por saúde, e às problemáticas de ensino daí decorrentes. Um dos agentes proativos para que estas mudanças tenham ocorrido desde então tem origem na Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Objetivos: Este projeto tem como escopo central trabalhar algumas dimensões-chaves baseadas na análise do discurso de um certo corpus de artigos científicos publicados após a I Conferência de 1994, cujos/as autores/as são provenientes da FIOCRUZ. Tomamos como procedimento teórico-metodológico a análise de seu discurso tendo como eixo o Ensino CTS de ciências entendido como o que melhor expressa aquelas estratégias de aproximação com os temas colocados pelos problemas da sociedade. Em que medida esse corpus de artigos respondeu à adoção de posições ou tendências e influências que poderíamos chamar típicas da perspectiva do Ensino CTS de ciências? Veremos, a partir da análise do discurso – presente em uma seleção descrita na metodologia elementos que formam um mosaico de posições ora com semelhanças ora com diferença em relação ao ensino CTS. Discussão do resultado: Trata-se aqui de identificar três elementos de educação CTS como eixos da análise de discurso dos docentes e pesquisadores, elementos estes que são pressupostos de uma abordagem CTS desenvolvido para educação brasileira, e em que medida: a) houve uma posição explicita quanto a necessidade de desenvolver novos processos de transferência de conhecimento em bases educacionais, capazes de gerar o empoderamento dos sujeitos sociais (sob o foco dos pesquisadores). b) foi estabelecido a fundação (desde a I Conferência) de uma ética de ensino e pesquisa dirigida para o desenvolvimento das ciências como atividade humana que está intimamente relacionada às questões sociais? c) em que medida o ensino de ciências neste campo equaciona o modo como devemos tratar a sociedade na difícil tarefa de valorizar os determinantes sociais da saúde como uma dimensão diretamente relacionada à maneira como ensinamos ciência e tecnologia?
Keywords in Portuguese
Educação em ciência e tecnologia da saúdeDeterminantes sociais da saúde
Análise do discurso
Publisher
Fiocruz Brasília
Citation
MARQUES, Lua Ísis Braga. A educação CTS na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ: análise do discurso em produções científicas. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DE PESQUISAS APLICADAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE., 1., 2015, Brasília. Anais [...]. Brasília: Fiocruz Brasília, 2015. 15 p. Apresentação de slides e Resumo.Notes
Lua Ísis Braga Marques, representante da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, convidada pela Fiocruz Brasília, para apresentação de trabalho no evento: I PesquisaSUS – Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo da FIOCRUZ Brasília. O I PesquisaSUS compôs as atividades da I Semana de Publicações e Práticas da Escola Fiocruz de Governo, realizado de 23 a 25 de novembro de 2015 na FIOCRUZ Brasília.Trabalho desenvolvido sob a orientação de Wildson Luiz Pereira dos Santos.
Share