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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39544
DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM PSICOLOGIA: CONTEXTUALIZAÇÃO, APONTAMENTOS E DESAFIOS
Affilliation
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Residência foi criada inicialmente dentro do âmbito da medicina como modalidade de pós-graduação (Silveira, 2005, como citado em Ferreira e Olschowsky, 2010) e somente em 2005, 24 anos após a aprovação da Residência Médica, foi instaurada a Residência Multiprofissional no Brasil, incluindo outros núcleos da área da saúde como a Psicologia. Lobato, Belchior e Baduy (2012) salientam os diferenciais educacionais da Residência Multiprofissional, tais quais: o trabalho mediante as necessidades da população, o trabalho multidisciplinar e a institucionalização da Reforma Sanitária Brasileira. Apesar de ser um programa estruturado há pelo menos uma década, as RM ainda encontram inúmeros desafios que vão de encontro a outros tantos enfrentados na efetivação do Sistema Único de Saúde do Brasil. Rossoni e Lampert (2004) apontam que a mera aprovação das leis regulamentadoras do trabalho em saúde não são suficientes para garantir que seus eixos norteadores sejam incorporados ao ensino. Considerando a importância desta modalidade de formação em seus dez anos de existência, o artigo tem o objetivo de discutir a criação e efetivação dos programas de Residência Multiprofissional com enfoque em Psicologia, levando em consideração o que está sendo produzido sobre o tema, aspectos históricos, a formação em graduação que precede a RM, as principais necessidades e desafios desta modalidade de pós graduação e sua pertinência no exercício da profissão no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para tanto, foram realizadas buscas nos principais veículos de pesquisa acadêmica do Brasil (Scielo, Lilacs, Pepsic, e BVS) com os descritores “residência multiprofissional” e selecionadas as produções realizadas entre 2009 e 2015, que tivessem como foco aspectos pedagógicos, históricos e práticos desta formação em Psicologia. Diretrizes curriculares de 2011 dão grande importância à Psicologia da Saúde e suas práticas, cujo crescimento nos últimos anos foi extremamente significativo. Entretanto, as necessidades do Sistema Único de Saúde parecem estar ainda hoje pouco atrelados à formação universitária. É importante salientar que estas duas instâncias devem caminhar juntas na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para as necessidades reais da comunidade, como pressupõe a Lei nº8080. Da Silva e Caballero (2010) ressaltam as dificuldades de transpor um modelo da medicina tradicional às demais especialidades sem promover um espaço de articulação, como o fazem vários programas multidisciplinares. São ressaltados os hiatos presentes entre a formação universitária e o serviço em saúde, e como a Residência Multiprofissional pode se inserir neste processo como eixo estruturante da formação em saúde.
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