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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40183
REPERCUSSÕES DA AVALIAÇÃO DA CAPES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA ENSP
Avaliação Educacional
Saúde Pública
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Costa, Jordânia Lira da | Date Issued:
2019
Alternative title
Repercussions of Capes evaluation in the Graduate Program in Public Health of ENSPAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A avaliação é uma temática que não se limita ao campo educacional, alcança espaço nas diferentes áreas, desde a produção de um bem, como a implementação de políticas públicas, até a satisfação de um serviço oferecido aos consumidores. Quando se trata da avaliação dos cursos de pós-graduação realizada pela Capes, além de atuar na certificação da qualidade deste nível de ensino e distribuir recursos financeiros, ela pode suscitar contradições frente ao projeto formativo no interior das instituições de ensino. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as repercussões que a avaliação da Capes gera no âmbito da gestão do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, tomando como referência o período de 2004-2012. Em um estudo de caráter descritivo, foram realizadas seis entrevistas com ex-coordenadores do Programa e levantados documentos institucionais. A análise foi feita com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, na tentativa de atender aos critérios de avaliação da Capes, o Programa organiza estratégias, identifica potencialidades nesse processo e enfrenta limites decorrentes da exigência de produção científica que leva ao credenciamento dos docentes do Programa, acarretando uma série de conflitos e mal-estar entre esses profissionais.
Abstract
Evaluation is not restricted to the educational field, but spreads to different areas, from the production of goods, such as the implementation of public policies, to the satisfaction of services offered to consumers. When it comes to the evaluation of graduate courses by Capes, besides certifying their quality and allocating financial resources, it may arouse contradictions regarding the education process inside educational institutions. The present research aims at analyzing the repercussions that the evaluation by Capes generates in the scope of the management of the Graduate Program in Public Health of ENSP, taking as reference the period 2004-2012. In a descriptive study, six interviews were conducted with former program coordinators. Institutional documents were also gathered. These data were analyzed based on Content Analysis. The results indicate that, in an attempt to meet Capes' evaluation criteria, the Program organizes strategies, identifies potentialities in this process, and faces limits resulting from the requirement of scientific production that leads to the accreditation of the program's teaching staff, leading to a series of conflicts and malaise among these professionals.
DeCS
Educação de Pós-GraduaçãoAvaliação Educacional
Saúde Pública
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
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