Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40197
A CONTRIBUIÇÃO DA VISITA AO MUSEU DA VIDA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEPÇÕES SOBRE SAÚDE E AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS DO PROJETO CIÊNCIA E SOCIEDADE
Saúde e Ambiente
Aprendizagem em Museus
Aprendizagem Significativa
Rocha, Vânia | Date Issued:
2008
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O Museu da Vida é um espaço da Fundação Oswaldo Cruz aberto ao público com missão de educar em ciência e saúde. Localizado no município do Rio de Janeiro, o museu promove educação em saúde nas diversas atividades oferecidas em seus cinco espaços de visitação. Desenvolve ainda projetos e programas em parceria com o sistema formal de educação, compartilhando interesses educacionais em comum. Dentre estas iniciativas, o projeto Ciência e Sociedade, realizado com jovens de escolas públicas, tem a visita ao museu como seu ponto de partida. Porém, só é possível afirmar a contribuição das atividades realizadas para a educação em saúde destes estudantes por meio de avaliação específica. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa foi conhecer de que forma algumas atividades realizadas durante a visita contribuem para a formação de concepções mais amplas sobre saúde pelos jovens que participam desse projeto. Procuramos também identificar se as atividades realizadas em quatro espaços de visita, potencialmente auxiliam a compreender saúde de forma ampla. A abordagem qualitativa foi escolhida como opção metodológica por se tratar de um estudo de caso que envolve um fenômeno processual como a aprendizagem em museus. Por meio da aplicação de questionários e entrevistas antes e após a visita, coletamos os dados em busca de evidências da influência desta experiência e os analisamos à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os questionários foram aplicados a todos os jovens que participaram do projeto em 2006, antes de visitarem o museu. Realizamos também entrevistas antes depois e após um ano da realização da visita, porém com um número menor de estudantes do mesmo grupo. Os resultados indicam que a visita realizada com o grupo vinculado ao projeto, constituiu-se em um ambiente propício à captação de significados, fato que favoreceu a aprendizagem para compreender saúde de forma ampla. Analisando as concepções dos jovens antes, logo após e um ano depois da realização da visita, encontramos a associação de idéias novas às concepções prévias, evidenciando assim a formação de concepções mais amplas sobre saúde. Percebemos ainda que os jovens conseguiram elaborar respostas mais ricas em argumentos, relacionando diferentes e importantes dimensões da saúde nas entrevistas finais. No entanto, a análise oferece indicações para o aprimoramento das atividades nos vários espaços avaliados. Promover avaliações contínuas da visita com diferentes públicos e sob outros enfoques faz-se necessário para o aperfeiçoamento de suas atividades, na perspectiva de contribuir para uma educação comprometida em formar cidadãos responsáveis, com condições de tornarem-se participativos na sociedade.
Abstract
The Museum of Life is an area of Oswaldo Cruz Foundation open to the public with the mission to educate in science and health. Located at Rio de Janeiro, this museum promotes health education through many activities offered in its five spaces of visitation. Yet it develops projects and programmes in a partnership with formal education, sharing common educational interests. Among these initiatives, the "Projeto Ciência e Sociedade", held with young students from public schools, has the visit to the museum as a beginning point.However, you con only say the contribution of these activities for these students to educate in science through specific evaluation. In this sense, the goal of this research was to understand the way that some activities held during the visitation can contribute to create wider concepts on health by the young participants of this project. We also tried to identify whether the activities held at these four spaces of visitation help understanding health in a wider way. The qualitative approach was chosen as a methodological option because it is a study of case involving a gradual phenomenon such as learning in museums. Through the application of questionnaries and interviews before and after the visit, we collected data in search of evidences to show the influence of this experiment, and to analyse the data with the Meaningful Learning Theory. The questionnaries were applied to all the young students that participated in this project in 2006, before visiting the museum. We also interviewed some of the students, from the same group, before and after the visit and one year later. The results indicate that the visit held with the group connected to the project was an appropriate environment for the absorption of meanings, fact that helped the learning in order to understand health in a wider way. Analysing the ideas of the young students before, after and one year after the visit, we found an association of new ideas to previous ones, showing the creation of wider concepts on health. We noticed that the young students could produce comprehensive answers, richer in ideas, linking different and important health dimensions during the final interviews. Nevertheless, the analysis offer indication for improve from the activity in the spaces valued. To promote continuous evaluations of the visit with different public under other views is necessary to improve the museum activities, in the perspective of contributing to an education commited to produce responsible citizens, with conditions of becoming active in society.
Keywords in Portuguese
Educação Não FormalSaúde e Ambiente
Aprendizagem em Museus
Aprendizagem Significativa
Share