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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40520
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
15 Vida terrestre
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EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE SABERES E PRÁTICAS COM MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES
Equidade em saúde
Vigilância em saúde
Populações do campo, da floresta e das águas
Alternative title
Education, health promotion and health surveillance: integration of knowledge and practices with rural social movementsAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
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Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: este artigo reflete significados e sentidos que a educação, a promoção e a vigilância em saúde podem atribuir à implementação de políticas de equidade e gestão participativa no sistema único de saúde. Aborda dimensões que estruturam a política nacional de saúde integral para as populações do campo, da floresta e das águas: identidades e diferenças destas populações; etimologias de equidade em saúde; educação em saúde na produção de novas práticas em saúde; vigilância em saúde e promoção da saúde como experiência popular, intersetorial e de base territorial. Objetivo: construção teórico-metodológica de práxis educativa em saúde para emancipação de povos com histórico de dominação colonial, integrando saberes e práticas entre pesquisadores, gestores, trabalhadores da saúde e movimentos sociais, por meio da vigilância em saúde e promoção da saúde. Métodos: análise teórico-metodológico a partir de estudos literários, formação, vivência e registro de experiências educativas em saúde desenvolvidas com apoio do Projeto Formação de Lideranças para a Gestão Participativa da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, das Florestas e das Águas, período 2014 a 2016. Resultados: produção de conhecimento em saúde coletiva e novas metodologias de trabalho no SUS. Conclusão: a educação em saúde pode produzir novos conhecimentos e novas metodologias de trabalho no campo da vigilância em saúde e da promoção da saúde, apontando caminhos de mudanças no modelo de atenção à saúde. Pode ainda ser importante reforço às lutas identitárias e emancipatórias de movimentos sociais.
Abstract
Introduction: This article reflects on the mediating role that Education, Advocacy and Health Surveillance can fulfill in the implementation of equity policies and participatory management in the Unified Health System, transforming an experience started within a sectoral institutional space - the technical committees of health equity policies within the scope of the Ministry of Health - in a popular, intersectoral and territorial-based experience, aiming at altering the social determination of health that affects the health-disease process of rural populations, with the Promotion and Health Surveillance as the primary care provider in rural territories. Methods: present the results of the training experiences developed in the Project over two years. Results: working methods health and best public health practice. Conclusion: By attributing political meanings and practical meanings to the implementation of the national policy of integral health of the rural, forest and water populations, the experience promotes the confluence of different knowledge and practices in health among social movements, managers and health workers, and points out for the need to make changes in the model of health care.
Keywords in Portuguese
Educação em saúdeEquidade em saúde
Vigilância em saúde
Populações do campo, da floresta e das águas
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