Autor | Dias, Iêda Maria Ávila Vargas | |
Autor | Pereira, Alessandra Keyth | |
Autor | Batista, Sylvia Helena Souza da Silva | |
Autor | Casanova, Isis Alexandrina | |
Data de acesso | 2020-05-04T18:48:55Z | |
Data de disponibilização | 2020-05-04T18:48:55Z | |
Data do publicação | 2016 | |
Citação | DIAS, Ieda Maria Ávila Vargas et al . A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 40, n. 111, p. 257-267, dez. 2016. | pt_BR |
ISSN | 2358-2898 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41085 | |
Descrição | Iêda Maria Ávila Vargas Dias - Autora vinculada à Fiocruz Brasília, mas não consta a informação no documento. | pt_BR |
Resumo | O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a configuração de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na perspectiva dos tutores, versando sobre o processo de ensino-aprendizado no contexto da formação interdisciplinar e interprofissional. Os dados coletados em grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo permitiram a elaboração das seguintes categorias analíticas: Da efervescência a resiliência: a trajetória de um Programa de Residência Multiprofissional; A linha tênue da interdisciplinaridade; Os dois lados da interprofissionalidade. Na conclusão, evidencia-se que a experiência dos tutores se mostrou positiva apesar dos desafios impostos. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Centro Brasileiro de Estudos de Saúde | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
MeSH | Internship and Residency | pt_BR |
MeSH | Interdisciplinary Placement | pt_BR |
MeSH | Health Education | pt_BR |
Palavras-chave | Residência em saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Tutoria | pt_BR |
Palavras-chave | Interprofissional | pt_BR |
Título | A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde | pt_BR |
Título alternativo | Mentoring in the teaching-learning process in the context of interprofessional education in health | pt_BR |
Tipo do documento | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/0103-1104201611120 | |
Resumo em Inglês | The purpose of this qualitative study is to analyze the configuration of a Multidisciplinary Residency Program in Health, from the perspective of the tutors, concerning the teaching-learning process in the context of interdisciplinary and interprofessional education. The data collected from focus groups and analyzed using content analysis allowed the elaboration of the following analytical categories: From effervescence to resilience: the trajectory of a Multidisciplinary Residency Program; A thin line of interdisciplinarity; The two sides of interprofessionality. In the conclusion, it is clear that the tutors' experience was positive despite the challenges imposed. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Sem afiliação. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Residency in health | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Mentoring | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Interprofessional | pt_BR |
DeCS | Internato e Residência | pt_BR |
DeCS | Educação Interprofissional | pt_BR |
DeCS | Práticas Interdisciplinares | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |