Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42291
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS NA AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Diálogo educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
Análise de redes sociais
Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações
Educational dialogue
Virtual learning environment
Social network analysis
Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações
Alternative title
The use of social network analysis methods for the appraisal of social interactions on a virtual learning enviromentAuthor
Affilliation
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo analisa interações sociais ocorridas ao longo de 12 meses em fóruns online de participantes de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) a distância. O diálogo educacional estabelecido por meio das trocas de mensagens nos fóruns contou com a participação de 201 estudantes e 44 tutores. Os estudantes foram divididos em cinco classes distintas (AM, AC, AE, VC e VE), as quais tiveram a mediação de 44 tutores ao longo de 12 disciplinas. As interações foram analisadas com emprego de métodos de Análise de Redes Sociais com o objetivo de entender o posicionamento dos atores (estudantes e tutores) quando da sua distribuição em grafos de relações estabelecidas entre si. A pesquisa, de natureza exploratória, possibilitou observar a formação de redes de aprendizagem colaborativas para a construção do conhecimento, qualificando a importância da atividade de tutoria e qualificando-a como fonte para tomadas de decisões no processo de ensino e aprendizagem. Métodos derivados da Análise de Redes Sociais, especialmente os ligados às medições de centralidade e de grupos coesos, quando aplicados a fóruns online, podem caracterizar a formação de ambientes colaborativos na construção do conhecimento e no atendimento às necessidades dos usuários, em ambientes apoiados pelos meios de tecnologia da informação e comunicação.
Abstract
This article analyzes social interactions that occurred over a 12 months period on online forums of participants of a distance post-graduate course (specialization). The educational dialogue established through the message exchanges in the forums had the participation of 201 students and 44 tutors. Students were divided into five distinct classes (AM, AC, AE, VC and VE), which had the mediation of 44 tutors over 12 disciplines. The interactions were analyzed by using methods of social networks analysis in order to understand the positioning of the actors (students and tutors) when distributed in graphs on their established relationships to each other. Through the exploratory research it was possible to observe the formation of collaborative learning networks for the construction of knowledge, describing the importance of mentoring activity and qualifying it as a source for decision making in the process of teaching and learning. Methods derived from social networks analysis, especially those related to measurements of centrality and cohesive groups, when applied to online forums can characterize the formation of collaborative environments in the construction of knowledge and in meeting the needs of users in environments supported by means of information and communication technology.
Keywords in Portuguese
Interações sociaisDiálogo educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
Análise de redes sociais
Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações
Keywords
Social interactionsEducational dialogue
Virtual learning environment
Social network analysis
Curso de Especialização em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações
Share