Advisor | Stephens, Paulo Roberto Soares | |
Author | Silva, Gelson Mendes da | |
Access date | 2020-08-11T02:21:14Z | |
Available date | 2020-08-11T02:21:14Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SILVA, Gelson Mendes da. Análise do perfil profissional e acadêmico dos egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42638 | |
Abstract in Portuguese | A pesquisa de egressos constitui-se em recurso essencial para a avaliação do potencial de formação oferecida pelas instituições de ensino, especificamente o acompanhamento de ex-alunos do ensino profissional, por ser uma ação prevista por lei, que é reconhecida como uma maneira de firmar os vínculos institucionais com a dimensão do trabalho. A definição de elementos que permitam a manutenção do planejamento e execução do ensino requer a implantação de sistemas de avaliação e aprimoramento institucional, obtidos pela compreensão da realidade de atuação dos egressos no mercado de trabalho. Este estudo teve como propósito identificar o perfil acadêmico e profissional dos 340 egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, que finalizaram o curso e foram diplomados nas 20 turmas organizadas entre os anos de 1981 a 2016. Para tanto, usou-se uma abordagem quantitativa a partir de Estatística Descritiva (índices percentuais através de gráficos, tabelas, quadros e figuras) e Análise Exploratória de dados gerados pelos instrumentos de coleta: aplicação de questionários com 107 egressos respondentes, além das informações contidas nos 247 Currículos Lattes analisados e nas explorações das redes sociais (Facebook e LinkedIn) A percepção baseou-se na ideia de que as informações advindas dos egressos permitem interpretar a realidade dos quadros de profissionais absorvidos na sociedade, que pode evidenciar a correlação entre as áreas de atuação profissional dos egressos com a formação técnica recebida. Os resultados constataram que aproximadamente 70% dos egressos analisados estão inseridos, de alguma forma, na grande área das Ciências Biológicas, Biologia Parasitária, Biotecnologia, e as demais áreas correlatas e afins (Ciências da Saúde e Área Multidisciplinar), seja no desempenho de atividades como profissionais, ou mesmo com o prosseguimento da formação acadêmica iniciada nos Cursos Técnicos do IOC. As atuações profissionais como técnicos (na esfera pública e/ou na iniciativa privada), assim como o desenvolvimento da trajetória acadêmica, refletem o objetivo da Educação Profissional na formação de nível técnico para ingresso e permanência no mercado de trabalho. Tanto o desenvolvimento acadêmico, quanto as atuações profissionais, encontram-se situados principalmente nas áreas afins com a formação do curso. O desempenho relacionado à trajetória acadêmica e profissional dos egressos dos CTs do IOC revela uma forte relação com o potencial de formação dentro de uma instituição tradicional como a Fiocruz. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Capacitação Profissional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Title | Análise do perfil profissional e acadêmico dos egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Abstract | The alumni research is an essential resource for the evaluation of the training potential offered by educational institutions, specifically the accompaniment of alumni of vocational education, as it is an action provided for by law, which is recognized as a way to establish institutional links with the dimension of work. The definition of elements that allow the maintenance of the planning and execution of teaching requires the implementation of evaluation and institutional improvement systems, obtained by understanding the reality of performance of alumni in the labor market. This study aimed to identify the academic and professional profile of the 340 alumni of the Technical Courses of Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz, who finished the course and graduated in the 20 classes organized from 1981 to 2016. To do so, we used a quantitative approach from Descriptive Statistics (percentage indices through graphs, tables, charts and figures) and Exploratory Analysis of data generated by the collection instruments: application of questionnaires with 107 respondents, in addition to the information contained in the 247 Lattes Curricula analyzed and in the explorations of social networks (Facebook and LinkedIn) The perception was based on the idea that information from alumni allows to interpret the reality of professionals absorbed in society, which can evidence the correlation between the areas of professional performance of alumni with the technical training received. The results found that approximately 70% of the alumni analyzed are inserted, in some way, in the major area of Biological Sciences, Parasitic Biology, Biotechnology, and other related and related areas (Health Sciences and Multidisciplinary Area), either in the performance of activities. as professionals, or even with the continuation of the academic formation initiated in the IOC Technical Courses. The professional performances as technicians (in the public sphere and / or in the private initiative), as well as the development of the academic trajectory, reflect the objective of the Professional Education in the formation of technical level for entry and permanence in the job market. Both academic development and professional activities are mainly located in areas related to the formation of the course. The performance related to the academic and professional trajectory of the alumni of the IOC TCs reveals a strong relationship with the training potential within a traditional institution such as Fiocruz. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Capacitação Profissional | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |