Advisor | Costa, Clélia Christina Mello Silva Almeida da | |
Author | Concatto, Ana Maria de Nicoló | |
Access date | 2020-08-11T22:50:21Z | |
Available date | 2020-08-11T22:50:21Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | CONCATTO, Ana Maria de Nicoló. Arquétipo parasito-hospedeiro: repensando o papel do ser humano na conservação da mãe terra. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42688 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo visa reconstruir a imagem arquetípica da relação ecológica parasito-hospedeiro presentes em discursos indiretos, a fim de discutir de forma análoga, a relação dos seres humanos em relação ao ambiente planetário. De forma interdisciplinar, ampliar os conceitos parasitológicos para a área das ciências humanas, através do repensar do papel do ser humano em relação ao ambiente que vive. Esta proposta está baseada na pesquisa qualitativa de base empírica. Os discursos indiretos sobre a relação Parasito-hospedeiro (parasitismo) presentes em livros didáticos de três níveis distintos de ensino e artigos científicos foram analisados pelo método de análise textual discursiva e expressos em frequência de palavras. Também foi utilizada a metodologia de triangulação de dados para explicar o fenômeno proposto. Foram analisados conceitos de parasitismo de 15 livros didáticos de ensino fundamental, de 12 livros ou apostilas de ensino médio, 8 livros de ensino superior e 12 conceitos publicados em artigos científicos. Nenhum dos conceitos no ensino fundamental relata a importância evolutiva do parasito na diversidade de espécies que existente hoje Com base nas categorias finais selecionadas pode-se observar que as ideias conceituais aplicadas ao ensino fundamental e médio estão relacionadas a prejuízos e doenças, sem muita diferença entre os dois níveis de ensino. No ensino superior, outras palavras foram utilizadas na descrição do conceito como evolução. Substitui-se a palavra relação por associação e alimento por dependência metabólica (mais elaborado). A diversidade de vocabulário foi maior. Para a reconstrução da imagem arquetípica de parasitismo, buscou-se os conceitos de arquétipo e individuação da psicologia analítica e os pressupostos epistemológicos da educação ambiental critica. A educação baseada na reconstrução dos arquétipos presente no inconsciente coletivo surge como ferramenta para estabelecer uma nova aliança, se aproximando da noção de Alteridade e possibilitando diálogo entre as gerações e culturas promovendo cidadania planetária. Por último apresentamos o Homo ecologicus como um ser humano renovado que adquire com a DOR, o sentido maior da vida e cria vínculos de amorosidade com aquela que o nutre, o alimenta, acolhe seus sonhos e desejos, a MÃE-TERRA. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Teoria Junguiana | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ecologia | pt_BR |
Title | Arquétipo parasito-hospedeiro: repensando o papel do ser humano na conservação da mãe terra | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2019 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | The present study aims to reconstruct the archetypal image of the parasite-host ecological relationship present in indirect discourses, in order to discuss in a similar way, the relation of human beings to the planetary environment. In an interdisciplinary view, extend the parasitological concepts to the area of human sciences, by rethinking the role of the human being in relation to the environment that lives. This proposal is based on empirical qualitative research. The indirect discourses on the parasite-host relationship (parasitism) present in textbooks of three distinct levels of teaching and scientific articles were analyzed by the method of discursive textual analysis and expressed in frequency of words. We also used the data triangulation methodology to explain the proposed phenomenon. We analyzed concepts of parasitism of 15 textbooks of elementary school, 12 books or high school textbooks, 8 books of higher education and 12 concepts published in scientific articles. None of the concepts in fundamental education reports the evolutionary importance of the parasite in the diversity of species Based on the selected final categories, it can be observed that the conceptual ideas applied to elementary and high education are related to damages and diseases, without much difference between the two levels of education. The word relation is replaced by association and food by metabolic dependence (more elaborate). The vocabulary diversity was higher. In the evolution and preservation among species are related to parasitism. For the reconstruction of the archetypal image of parasitism, we sought the concepts of archetype and individuation of analytical psychology and the epistemologicals base of critical environmental education. Education based on the reconstruction of the archetypes present in the collective unconscious emerges as a tool to establish a new alliance, approaching the notion of Alterity and enabling dialogue between generations and cultures promoting planetary citizenship and finally presenting Homo ecologicus as a renewed human being which acquires with pain the greater meaning of life and creates bonds of love with that which nourishes it, feeds it, welcomes its dreams and desires, MOTHER-EARTH. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
DeCS | Teoria Junguiana | pt_BR |
DeCS | Ecologia | pt_BR |
Embargo date | 2020-11-30 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |