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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42852
A MÚSICA BRASILEIRA PERMEADA PELO UNIVERSO ENTOMOLÓGICO: O ESTILO MPB
Serpa Filho, Arlindo | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No universo da cultura e da arte, a música pode ser categorizada por dois estilos - sedativa e estimulante, no que se refere à influência que causa sobre o comportamento humano, e por ser uma facilitadora em atividades que promovem a aproximação e como artefato mnemônico, exercendo um papel importante nas relações interpessoais. Diante do universo entomológico, de seres fascinantes e curiosos que possuem interessantes estratégias para sobreviver, se alimentar, reproduzir ou se disfarçar para escapar de seus inimigos, observamos estes associados por diversas formas de comportamento e belezas em canções desde infantis, passando pela MPB, funk, indo ao hip hop, música de capoeira, dentre outros. Para o presente trabalho, foram inspecionados sites de músicas, usando para as buscas os nomes comuns dos insetos. Em seguida foi feita uma análise de cada letra, registrando um comentário sobre a presença dos insetos na letra, abordando não só o caráter taxonômico, mas também as questões que envolveram o comportamento. Como resultado foi possível confeccionar uma listagem contendo 48 composições para o estilo musical chamado MPB. Identificou-se também um total de 66 compositores/autores que se dedicaram a produzir composições associadas às referenciais entomológicas. Vale destacar a importância da contribuição de Vinicius de Moraes que participou de seis composições. Foram registradas 12 denominações taxonômicas para ordens dos insetos, entre as 33 possíveis. Notaram se ainda 21 nomes vulgares para insetos, citados em 54 ocasiões nas 48 músicas analisadas. Nestas canções encontramos referência a diversas ordens de insetos, sendo que em várias destas letras vemos mais de dois nomes vulgares relacionados à entomologia. A maioria das músicas apresentou um texto simples, conciso, com linguagem clara e aproximada da realidade cotidiana das pessoas. Com este trabalho se pretende proporcionar um olhar diferenciado sobre a entomologia pelo viés da divulgação científica e cultural.
Abstract
In the context of culture and art, music can be categorized into two styles - sedating and stimulating, with regard to the influence it causes on human behavior, and for being a facilitator in activities that promote approximation and as a mnemonic artifact, playing an important role in interpersonal relationships. On the entomological universe of fascinating and curious beings who have interesting strategies to survive, feed themselves, reproduce or camouflage themselves to escape their enemies, we observe these associates through diverse forms of behavior and beauties in songs from children, through MPB, funk, going to hip hop, capoeira music, among others. For the present study, music sites were inspected using the common names of insects for searches. Then an analysis of each letter was made, recording a comment about the presence of the insects in the letter, addressing not only the taxonomic character, but also the questions that involved the behavior. As a result it was possible to make a list containing 48 compositions for the musical style called MPB. It was also identified a total of 66 composers / authors who dedicated themselves to producing compositions associated to the entomological references. It is worth mentioning the importance of the contribution of Vinicius de Moraes who participated in six compositions. There were 12 taxonomic denominations for insect orders, among the 33 possible. There were also 21 common insect names, cited on 54 occasions in the 48 songs analyzed. In these songs we find reference to several orders of insects, being that in several of these letters we see more of two vulgar names related to the entomology. Most of the songs presented a simple, concise text with clear and approximate language of the everyday reality of the people. This work aims to provide a differentiated view on entomology through the bias of scientific and cultural dissemination.
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