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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43287
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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TERRITÓRIO DE SAÚDE E POLÍTICAS PÚBLICAS: DA REFORMA À REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Nadai, Michelle Savignon de | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo se propôs a compreender os reflexos das mudanças ocorridas nos últimos 10 anos na organização da atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro. Para isto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativodo tipo documental, analisando-se asrepercussões da reestruturação produtiva do trabalho em saúde sobre as dimensões do acesso e da qualidade da assistência à saúde dos cariocas. E, a partir desta, refletiu-se sobre a construção de direito e saúde, no cenário atual de crise econômica e desmonte da Estratégia de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Todas essas buscas consideraram os anos de 2009 a 2019, destacando-se os períodos da “Reforma” e da “Reorganização” dos serviços de atenção primária à saúde na cidade. Atentando-se para esta análise histórica, foi possível observar que apesar da sapiência que a intensa desigualdade estrutural da cidade provoca condições de acesso desigual à educação, saúde e trabalho, percebe-se que as determinações sociais são veladas e/ou desprezadas ao longo dos anos estudados. O que pode ter gerado o revés da Estratégia de Saúde da Família na cidade. Importante destacar que a teoria do capital humano exerce, historicamente, influência negativa sobre as políticas de saúde públicas e normativas da Atenção Primária à Saúde carioca, cuja “eficiência” é sinônimo de maior exploração do trabalhador e destituição de direitos. Essa condição velada pela teoria do capital humano e reestruturação produtiva, atribui ao profissional de saúde a responsabilidade pela desassistência da população. Conclui-se que, há associação entre as recomendações do relatório de Banco Mundial, as brechas presentes na Política Nacional de Atenção Básica (2017) e nas normativas implementadas dos últimos dez anos no Município. Que, somadasà EC95, reforçam o ideário neoliberal de um Estado cada vez mais ausente e retiram a credibilidade da Estratégia de Saúde da Famíliapela população. Desta forma, ocorre o enfraquecimento da luta da classe trabalhadora (precarização do trabalho) e aos direitos constitucionais (de acesso público e gratuito à saúde), cominsatisfação e sofrimento dos profissionais e dos usuários. Além disto, observou-se que as transformações na gestão e na organização do trabalho na atenção primária nos últimos 10 anos não consideraram as determinações sociais e as dimensões do estado de saúde dos cariocas (uso da equidade), como critério operacional para alocação de serviços de Atenção Primária à Saúde no município do Rio de Janeiro. Percebe-se no período da “Reforma” avançosquanto ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no modelo de atenção à saúde dos cariocas. Porém, identifica-se uma fragilidades na gestão dos recursos. Já a atual normativa de “Reorganização” dos serviços de atenção primária à saúde, nota-se grande intenção de retrocesso, pois deixou a população carioca desassistida, e o excesso de cadastro populacional por equipe gerou efeitos negativos para os profissionais de saúde e para os usuários do SUS, pois intensificou as iniquidades e há ameaça ao direito à saúde de forma integral e universal. Entendendo que estes resultados perpassam por questões relacionadas não apenas a saúde, ainda sim a prática desperta a necessidade de pensar um novo olhar para a garantia do acesso à saúde com qualidade, com a ampliação do conceito de acesso, qualidade e processo de trabalho das equipes.
Abstract
This research has the purpose of understandind the reflexes of all changes that have ocurred for the past 10 years in the organization focused on the primaryhealth care in the city of Rio de Janeiro. For this, a document typeresearch from the qualitative naturewas conducted, analyzing the repercussions and productive restructuringof the work in the health department about the extent of access and quality of health assistance to people who were born in this town. And, from this day on, more attention was given to the construction of people’s rights and health care, in the current economic crisis and the dismantle of Family Health Strategy in the city of Rio de Janeiro. The years of 2009 until 2019 were considered in all these searches, highlighting the periods of “Reform” and “Reorganization” to the primary health attention services in the city. Paying attention to this historic analysis, it was possible to observe that, despite of the knowlegment that the high structural imbalance of the city causes uneven access to education, health and employment, it is noticeable that the social determinants are disguised and/or scorned throughout the studied years.Which may have caused the Family Health Strategy setback in the city. It’s important to point out that the human capital theory, historically, has a negative influence effect on the public and normative health policy of the PrimaryAttention to Carioca Health Care, which “eficiency” is the same as high exploration of the employee and the dismissal of their rights. This hiden condition of the human capital theory and the productive restructuring gives the health professional the responsability for the lack of assistance towards the population. In conclusion, there is a connection between the recommendations from the World Bank report, the gaps in the National Policy of Primary Care (2017)and the prescrisptive implemented in the past tenyears in the City. That, added to EC95, reinforce the neoliberal ideology of a State even more absent and divest the credibility of the Family Health Strategy of the population. Consequently, the weakeningof the working class struggle (job insecurity)and the constitutional principles (free access to health care), added to the distress and insatisfaction of the professionals and service users. Also, it was observed that the changes in management and work organization in the primary attention for the past ten yearsdidn’t consider the social determinationsand the aspects of people’s health situation (equity) asoperational criterionto the allocation of the Primary Health Care Attention in the city of Rio de Janeiro. It is noticeable in the period of “Reform” improvements regarding to the strenghtening of the Primary Health Care Attention towards the population health situation. However, there are weakenesses in resources management. Yet, in the current regulation of the Primary Health Care “reorganization”, it is observed a high setback intention, since it left carioca population unassisted, and the overflow of people registration per team has caused negative effects to the professionals and to SUS users, for it intensified the iniquity and the threats to health care entitlement in its full and universal way. Being attentive to the fact that these results go through issues related not just to health care, the experience awaken the need to a new approach to guarantee the access to health care and its quality, extending the concept for access, quality and the process of team work.
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