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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43536
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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QUEM DISSE QUE HOMEM NÃO CHORA?: COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM EM ESTUDO COMPARADO BRASIL – QUEBEC (CANADÁ)
Masculinidades
Promoção da saúde
Comunicação em saúde
Comunicação e saúde do homem
Vasconcelos, Wagner Robson Manso de | Date Issued:
2017
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este é um estudo qualitativo resultante de investigação sobre a correlação de três temas fundamentais para a saúde pública: promoção da saúde, saúde do homem e comunicação em saúde. Partindo-se da premissa de que a saúde do homem é resultante de uma série de questões de ordens socioculturais, considerou-se que a comunicação é elemento central para promover a saúde do referido público. Assim, investigou-se, a partir da literatura, da análise de dados secundários e de entrevistas com agentes estratégicos do Brasil e da província de Quebec, no Canadá, se de fato a comunicação ocupa um lugar de destaque na formulação das estratégias para a saúde do homem. O estudo incorpora elementos metodológicos diversos, como estudos de caso, a Hermenêutica-dialética de Gadamer, entrevistas em profundidade, análise do discurso do sujeito coletivo e revisões de literatura. Todos eles norteados pelos estudos comparados, que conduzem a pesquisa-mãe à qual este trabalho se vincula. Os resultados, dispostos num conjunto de quatro artigos científicos, mostram que os sujeitos entrevistados destacam a comunicação como fundamental para promover a saúde dos homens no Brasil e também em Quebec. Porém, chega-se à conclusão de que a realidade não encontra correspondência entre os discursos e a prática, sendo a comunicação relegada a segundo plano e empreendida sem bases teóricas ou métodos de planejamento em comunicação em saúde.
Abstract
This is a qualitative study resulting from research on the correlation of three key public health topics: health promotion, men’s health, and health communication. Based on the premise that the men’s health is the result of a series of questions of socio-cultural orders, it was considered that the communication is central element to promote the health of the mentioned public. Thus, from the literature, the analysis of secondary data and interviews with strategic agents from Brazil and the province of Quebec, Canada, it has been analyzed if the communication occupies a prominent place in the formulation of strategies for men’s health. The study incorporates several methodological elements, such as case studies, Gadamer's Hermeneutic-Dialectic, in-depth interviews, collective subject discourse analysis, and literature reviews. All of them were guided by the comparative studies that lead to the mother research to which this work is linked. The results, presented in a set of four scientific articles, show that the agents interviewed highlight communication as fundamental to promote men’s health in Brazil and also in Quebec. However, it is concluded that the reality does not match the discourses and the practice, being the communication relegated to the background and undertaken without theoretical bases or methods of planning in health communication.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractfr
Il s'agit d'une étude qualitative qui résulte de recherche sur la corrélation de trois
thèmes clés pour la santé publique: la promotion de la santé, la santé des hommes
et la communication en santé. Basé sur la prémisse que la santé des hommes est le
résultat d'une série de questions d'ordres socioculturels, il a été considéré que la
communication est un élément central pour promouvoir la santé du public mentionné.
Ainsi, il a été analysé, à partir de la littérature, des analyses des données
secondaires et des entrevues avec des agents clés au Brésil et à la province de
Québec, Canada, si la communication en fait occupe une place de premier plan dans
la formulation des stratégies de santé des hommes. L'étude intègre plusieurs
éléments méthodologiques tels que des études de cas, Herméneutique-dialectiques
de Gadamer, des entrevues en profondeur, l'analyse du discours du sujet collectif et
de la récension de littérature. Ils ont été guidés par des études comparatives, que
conduisent la recherche principale à laquelle ce travail est lié. Les résultats, disposés
dans un ensemble de quatre articles scientifiques montrent que les personnes
interrogées mettent l'accent sur la communication comme clé pour la promotion de la
santé des hommes au Brésil et aussi au Québec. Cependant, on en vient à la
conclusion que la réalité ne trouve pas de correspondance entre le discours et la
pratique, donc la communication est relégué à l'arrière-plan et est mise en oeuvre
sans fondement théorique ou sans méthodes de planification en communication em
santé.
Keywords in Portuguese
Saúde do homemMasculinidades
Promoção da saúde
Comunicação em saúde
Comunicação e saúde do homem
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