Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43681
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
Metadata
Show full item record
É PRECISO PENSAR NA SAÚDE DO OUTRO: RELATO DE UMA PROFISSIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA SOBRE A ROTINA EM TEMPOS DE COVID-19
Infecções por Coronavirus
Pandemias
Vigilância Sanitária
Pessoal de Saúde
Saúde do Trabalhador
Peres, Ana Cláudia | Date Issued:
2020
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa RADIS de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No dia do aniversário, Aline Borges comprou um bolo pullman, desses vendidos no mercado. À noite, depois de uma exaustiva jornada de trabalho, sozinha, ligou o computador no apartamento em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, e fez uma videochamada para falar com os filhos que tinham passado a morar com o pai, provisoriamente. Foi o mais perto que conseguiu chegar dos garotos de 14 e 16 anos, em 90 dias. Durante todo esse período, também ficou sem ver os pais idosos cuja casa está a apenas poucos metros de distância da sua. Isolada da família, ela viveu todos esses dias mergulhada em uma rotina profissional que vai desde a montagem de protocolos sanitários até a inspeção física em estabelecimentos comerciais. Médica-veterinária, Aline trabalha há 17 anos como profissional da Vigilância Sanitária e, por mais que já tenha experimentado situações limite, nunca viveu nada parecido com o momento atual.
Keywords in Portuguese
COVID-19Infecções por Coronavirus
Pandemias
Vigilância Sanitária
Pessoal de Saúde
Saúde do Trabalhador
Share