Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44195
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O OLHAR DAS CRIANÇAS
Alternative title
The social representation about handicapped students in inclusive education: the view of childrenAuthor
Affilliation
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Psicologia. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Psicologia. Recife, PE, Brasil.
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Historicamente excluídas, as pessoas com defi ciência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas
orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói
“teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente
as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem plurimetodológica com associações livres,
desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com defi ciência compartilhadas
por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os
dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças
com defi ciência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira;
aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas
a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade,
evidenciando uma representação em construção.
Abstract
Historically excluded, handicapped people have been socially included through new standards guided by egalitarian
principles. The Social Representation Theory, which studies how the common sense builds “theories” about relevant
objects, was used to answer how this situation affects children socially and psychologically in inclusive schools.
We use a multimethodological approach with free associations, drawings and focus groups to study the social
representations of 39 third and fourth-grade students about their handicapped colleagues, all the children being
from a state school in Recife, Pernambuco. The data were submitted to content analysis and analysis using the
EVOC software, and the results indicate that handicapped children are seen as people limited by a temporary
or permanent shortage or disability; they learn differently from others and disrupt classes; they require constant
care and protection; they are allowed to join the group, but not to be part of it. The group seems to be outlining the
contours of otherness, which shows a representation under construction.
Share