Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44437
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
09 Indústria, inovação e infraestruturaCollections
Metadata
Show full item record
EHEALTH LITERACY ENTRE JOVENS: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PAPEL DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO USO DA INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE NA INTERNET
Mídias Sociais
Competência em Informação
Adolescente
Análise Socioeconômica
Souza, Nicole Fajardo Maranha Leão de | Date Issued:
2020
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As mídias digitais têm alterado profundamente o modo como vivemos e nos relacionamos, inclusive na área da saúde. A grande quantidade de informação disponível demanda que os cidadãos tenham habilidades que vão além do domínio instrumental dos dispositivos tecnológicos. A eHealth literacy é a capacidade de encontrar, compreender e avaliar as informações de saúde disponíveis on-line, utilizando-as para resolver os problemas de saúde. O instrumento mais utilizado no mundo para medir essa competência é o eHealth Literacy Scale (eHEALS). O objetivo desta dissertação é analisar a influência das condições socioeconômicas na eHealth literacy entre jovens brasileiros. Foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório com estudantes do Ensino Médio de duas instituições com perfis socioeconômicos diferentes. Metodologicamente, a investigação compreendeu levantamento bibliográfico, realização de grupos focais e aplicação de questionários. As informações coletadas foram analisadas à luz da abordagem hermenêutica-dialética, a partir de representações sociais sobre saúde, Internet e informação. É sugerido que a eHealth literacy, da forma como é medida pelo eHEALS, pode ser impactada pelas condições socioeconômicas na medida em que estas podem interferir na autonomia e na autoconfiança dos jovens. São apontadas questões no intuito de fomentar a expansão da produção acadêmica brasileira sobre este tema.
Abstract
Digital media has profoundly changed the way we live and relate, including in the health area. The large amount of information available demands that citizens have skills that go beyond the instrumental domain of technological devices. eHealth literacy is the ability to find, understand and evaluate health information available online, using it to solve health problems. The worldwide most used instrument to measure this competence is The eHealth Literacy Scale (eHEALS). The purpose of this dissertation is to analyze the influence of socioeconomic conditions on eHealth literacy among young Brazilians. An exploratory case study was carried out with high school students from two institutions with different socioeconomic profiles. Methodologically, the investigation included bibliographic survey, realization of focus groups and application of questionnaires. The information collected was analyzed in the light of the hermeneutic-dialectic approach, based on social representations about health, the Internet and information. It is suggested that eHealth literacy, as measured by eHEALS, may be impacted by socioeconomic conditions as they may interfere in young people's autonomy and selfconfidence. Questions are raised in order to encourage the expansion of Brazilian academic production on this topic.
Keywords in Portuguese
InternetMídias Sociais
Competência em Informação
Adolescente
Análise Socioeconômica
Share