Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4529
Title: Tecnologias de informação e comunicação em instituições de pós-graduação em saúde
Other Titles: Information and communication technology in institutions of postgraduate degrees in health
Advisor: Vasconcellos, Miguel Murat
Authors: Cavalcante, Maria Tereza Leal
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A formação de competências para a Saúde Pública é cada vez mais determinada por uma agenda mundial para a Saúde, na qual se destaca a necessidade de uma atuação em redes e de um perfil profissional interdisciplinar. Por outro lado, reconhece-se que astecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a colaboração e a inovação acadêmica. Esta tese de doutorado teve por objetivo conhecer as contribuições das tecnologias de informação e comunicação ao ensino de pós-graduação em Saúde. Para tanto, procedeu-se a uma revisão de literatura sobre recursos tecnológicos epolíticos que poderiam favorecer o compartilhamento de conteúdos em parcerias interinstitucionais. Esta revisão resultou em um primeiro artigo publicado sob o título Tecnologias de informação para a educação na saúde: duas revisões e uma proposta. Em seqüência, com a intenção de conhecer em larga escala a percepção de docentes a respeito da incorporação das tecnologias em seus processos de ensino, realizou-se uma revisão de cunho metodológico a procura de um instrumento adequado. Um estágio internacional propiciou o desenho da investigação em Espanha, Portugal e Brasil. O resultado desta revisão, a seleção do instrumento, sua adaptação lingüística, cultural e de conteúdo aos três países é descrito em um segundo artigo intitulado Information and Communication Technologies: Assessment Tool for Health postgraduate Institutions Um terceiro artigo - Tecnologías de Información y Comunicación en Instituciones de Postgrados de Salud: Evidencias y Esteriotipos - relata a aplicação piloto do instrumento a um centro de pós-graduação de saúde em Barcelona, Espanha. As três produções apontam para a necessidade de superação de uma visão estereotipada do uso das tecnologias, em que qualidades inerentes a estes artefatos produzem os benefícios esperados (redes, colaboração, criatividade)
keywords: Tecnologia da Informação
Tecnologia Educacional
Educação Profissional em Saúde Pública
Ensino
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Issue Date: 2008
Citation: Rio de Janeiro s.n 2008 117p b
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
326.pdf647.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.