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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45993
O CHAMADO DO CURUPIRA: ROLE PLAYING GAMES COMO INSTRUMENTO NA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Santos, Virgínia Maria do Rêgo Codá dos | Date Issued:
2020
Alternative title
Curupira's call: Role Playing Games as an instrument in popularizing scienceAdvisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A implementação de novas técnicas educativas tem se tornado cada vez mais frequente no educação não-formal. Nesse sentido, os Role Playing Games \2013 RPGs (jogos de interpretação de papéis) parecem ter significativo potencial. A partir da imersão do jogador no universo de jogo, é possível explorar conceitos teóricos, ilustrar práticas e apresentar situações que estimulam a criatividade e o grau de entendimento do jogador no decorrer da narrativa. Este trabalho é constituído por duas etapas, sendo a primeira a revisão bibliográfica sobre o uso de Role Playing Games em temáticas científicas, e a segunda um estudo de caso relativo ao tema. Com base nas dissertações, teses e artigos publicados nos últimos dez anos, e disponibilizados em plataformas de pesquisa acadêmica, foram encontradas atividades que utilizavam RPGs nos mais variados temas das ciências, como: biossegurança, epidemiologia, práticas hospitalares, ecologia, metodologia da pesquisa, física, entre outros. A partir disso, foi feito o estudo de caso, tendo como base um RPG adaptado, intitulado \201CO chamado do Curupira\201D, o qual foi testado em sessões de jogos com três grupos, dois compostos por pessoas que nunca tinham jogado RPG de mesa, e outro com pessoas experientes nesse tipo de jogo. Depois de cada sessão, foram feitas entrevistas de grupos focais. As sessões e as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas. Dentre os resultados encontrados e comentados, observam-se assuntos como imersão, primeiro contato com alguns assuntos científicos, relato de experiência do jogo, utilização de conhecimentos prévios e contextualização.
Abstract
The implementation of new educational techniques has become increasingly frequent in non-formal education. In that sense, Role Playing Games - RPGs seem to have significant potential. Based on the player's immersion in the game universe, it is possible to explore theoretical concepts, illustrate practices and present situations that stimulate the player's creativity and degree of understanding throughout the narrative. This work consists of two stages, the first being a bibliographic review on the use of Role Playing Games in scientific themes, and the second a case study related to the theme. Based on dissertations, theses and articles published in the last ten years, and made available on academic research platforms, activities were found that used RPGs in the most varied science subjects, such as: biosafety, epidemiology, hospital practices, ecology, research methodology, physics, chemistry, among others. Based on this, a case study was made, based on an adapted RPG, entitled \201CO chamado do Curupira\201D, which means \201CThe call of Curupira\201D and was tested in game sessions with three groups, two composed of people who had never played table RPG, and another with people experienced in this type of game. After each session, focus group interviews were conducted. The sessions and interviews were recorded, transcribed and analyzed. Among the results found and commented on, subjects such as immersion, first contact with some scientific subjects, experience of the game, use of previous knowledge and contextualization are observed.
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