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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46110
AS PUBLICAÇÕES DE HIV/AIDS NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NO INSTAGRAM
Redes Sociais Online
Mídias Sociais
Administração Pública
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Jesus, Alan de | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as publicações do Ministério da Saúde e de um influenciador digital que vive com HIV no Instagram durante um mês (de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2019, compreendendo o Dia Mundial da Luta Contra aids, celebrado em 1º de dezembro), identificando como elas abordam o tema HIV/aids. Usou como aporte teórico os conceitos de Sociedade em Rede, de Castells (1999), Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord (1997), de Campo e Capital Simbólico de Bourdieu (1983; 1997; 2003, 2004), e os modelos de divulgação científica, de Brossard e Lewenstein (2010). A partir disso, usamos como metodologia a Netnografia. Encontramos como resultado que o MS utiliza o Instagram a partir do modelo de déficit, desperdiçando o potencial de diálogo da plataforma, e que o influenciador digital não utiliza estratégias que se enquadrem em nenhum modelo de divulgação científica em suas publicações, apesar de ser atravessado pelas discussões do campo científico. Sua atuação no Instagram desperta reflexões mais associadas ao conceito de Sociedade do Espetáculo.
Abstract
This work aimed to analyze and compare the publications of the Ministry of Health and a digital influencer who lives with HIV on Instagram for a month (from November 15th to December 15th, 2019, including World AIDS Day, celebrated on December 1st), identifying how they address the issue of HIV/AIDS. It used the concepts of Network Society, by Castells (1999), Society of the Spectacle, by Guy Debord (1997), Field and Symbolic Capital, by Bourdieu (1983; 1997; 2003, 2004), as well as the models of public understanding of science, by Brossard and Lewenstein (2010). From this, we used Netnography as a methodology. We found as a result that the MS uses Instagram from the deficit model, wasting the platform's potential for dialogue, and that the digital influencer does not use strategies that fit into any model of public understanding of science in his publications, despite being crossed by discussions of the scientific field. His performance on Instagram awakens reflections more associated with the concept of Society of the Spectacle.
DeCS
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Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
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