Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46507
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1199]
Metadata
Show full item record
A PANDEMIA DE COVID-19 NO YOUTUBE: CIÊNCIA, ENTRETENIMENTO E NEGACIONISMO
La pandemia del COVID-19 en YouTube: ciencia, entretenimiento y negacionismo
Alternative title
The COVID-19 pandemic on YouTube: science, entertainment and negationismLa pandemia del COVID-19 en YouTube: ciencia, entretenimiento y negacionismo
Affilliation
Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cachoeira, BA, Brasil.
Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cachoeira, BA, Brasil.
Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste artigo, analisamos 65 vídeos de influenciadores brasileiros sobre a COVID-19, postados no YouTube entre 01/12/2019 e 15/05/2020, com mais de cem mil visualizações. A análise do enquadramento (framing) identificou os sentidos interpretativos de vozes tradicionais da ciência e da medicina a conteúdos de atores religiosos e youtubers de entretenimento. Observamos que os influenciadores com maior visualização valorizaram questões da ciência e tecnologia, enquanto os negacionistas priorizam os frames político e religioso. Verifica-se o engajamento de influenciadores do entretenimento e seu potencial para novas formas de divulgação científica.
Abstract
In this article we analyzed 65 videos of Brazilian influencers on COVID-19, posted on YouTube between 12/1/19 and 5/15/20, above one hundred thousand views. The framing analysis identified the interpretative meanings of traditional voices of science and medicine to the contents of religious actors and entertainment youtubers. We observed that the influencers with the larger number of views valued more the questions related to the science and technology, whereas denialists prioritized the political and religious frames. There is an engagement of influencers and their potential to new forms of scientific dissemination.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El artículo analiza 65 videos de influenciadores brasileños acerca de la COVID-19, subidos en YouTube entre el 1/12/19 y el 15/5/20, con más de cien mil visitas. La análises de encuadre (framing) ha identificado los sentidos interpretativos de voces tradicionales de la ciencia y de la medicina, hasta los contenidos de los religiosos y youtubers de entretenimiento. Influenciadores con más visualizaciones valoraron cuestiones de la ciencia y tecnología, mientras los negacionistas priorizan frames político y religioso. Se constata la participación de los influencers del entretenimiento y su potencial para nuevas formas de difusión científica.
Share