Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46798
REFLEXÕES ACERCA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM EM NÍVEL MÉDIO
Educação em Enfermagem
Cuidados Paliativos
Atenção à Saúde
Santos, Enir de Oliveira | Date Issued:
2020
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O presente estudo buscou avaliar se o currículo de formação do técnico de enfermagem contempla as diretrizes dos cuidados paliativos. Observou-se que os técnicos de enfermagem correspondem ao maior número dos profissionais de saúde com uma atuação direta junto aos pacientes nos cuidados paliativos, bem como o seu desempenho junto à equipe multiprofissional, contribuindo no cuidado ao paciente em todos os níveis de atenção em saúde. A justificativa deste estudo concentra-se na busca de compreender qual a formação do currículo dos profissionais em saúde na linha de frente dos cuidados aos pacientes em cuidados paliativos. A estratégia metodológica adotada para verificar se o currículo de formação do técnico de enfermagem contempla as diretrizes dos cuidados paliativos foi através da pesquisa documental, bibliográfica e um levantamento dos currículos das escolas técnicas de enfermagem localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro no período de junho a julho de 2020. Todavia, observamos a necessidade da formação teórica no currículo dos profissionais para que esta atuação possa ser concretizada e que possa alicerçar as condutas profissionais através do desempenho das competências na formação em cuidados paliativos dos profissionais técnicos de enfermagem com uma prática efetiva na prestação dos serviços na atenção em saúde.
Abstract
The present study sought to assess whether the nursing technician training curriculum includes the guidelines for palliative care. It was observed that nursing technicians correspond to the largest number of health professionals with a direct role with patients in palliative care, as well as their performance with the multidisciplinary team, contributing to patient care at all levels of health care . The justification of this study focuses on the search to understand the formation of the curriculum of health professionals in the front line of care for patients in palliative care. The methodological strategy adopted to verify whether the nursing technician training curriculum includes the guidelines for palliative care was through documentary, bibliographic research and a survey of the curricula of technical nursing schools located in the metropolitan region of Rio de Janeiro in June to July 2020. However, we note the need for theoretical training in the professionals' curriculum so that this performance can be carried out and that can underpin professional conduct through the performance of skills in palliative care training of nursing technicians with an effective practice in the provision of services in health care.
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação em Enfermagem
Cuidados Paliativos
Atenção à Saúde
Share