Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48130
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO YOUTUBE PARA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE O CURSO DE MEDICINA: EXPERIÊNCIAS DOS ACADÊMICOS
Uso de la tecnología de la información y la comunicación de YouTube para la producción y difusión de contenido sobre el curso de medicina: experiencias de los estudiantes
Educação superior
Educação médica
Tecnologia da informação
Medicina
Educación superior
Educación médica
Tecnología de la información
Medicina
Paulo Ricardo dos Santos da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Letícia Cristina Oliveira Dias da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Johnatan Reis da Silva da Universidade Federal de Uberlândia, da Faculdade de Medicina teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Aridiane Alves Ribeiro da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Alternative title
Use of the information and communication technology YouTube for production and diffusion of content about a medical course: students' experiencesUso de la tecnología de la información y la comunicación de YouTube para la producción y difusión de contenido sobre el curso de medicina: experiencias de los estudiantes
Author
Affilliation
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Medicina. Uberlândia, MG, Brasil.
Universidade Federal de Jataí. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo objetivou descrever a experiência e a avaliação do uso de tecnologias digitais como estratégia de divulgação por discentes de um curso de medicina criado pelo Programa Mais Médicos. Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de um canal no YouTube para divulgar a graduação de medicina da Universidade Federal de Jataí. Procedeu-se avaliação quantitativa e qualitativa dos indicadores do canal. A partir de setembro de 2017, a equipe se organizou em cinco grupos de trabalho: pauta, redação, atualização, gravação e edição. Ressaltam-se como resultados: 17 vídeos, 607 inscritos e 34.757 visualizações. Percebeu-se engajamento e demanda de informações pelos usuários, aumento contínuo do número de acessos e picos em períodos de abertura de vagas de vestibulares e comentários. As experiências contribuíram para aprimoramento de habilidades extracurriculares dos estudantes envolvidos. O canal pôde auxiliar ingressantes no Ensino Superior na tomada de decisão e motivação pela escolha do curso.
Abstract
This article aimed at describing the experience and evaluation of use of digital technologies by medical students as a dissemination strategy of a course created by “More Doctors” Program. This is an experience report on the development of a YouTube channel to publicize the medical degree at the Federal University of Jataí. Quantitative and qualitative evaluation of channel indicators was carried out. From September 2017, the team was organized into five working groups: timetable, writing, updating, recording and editing. The main results were 17 videos, 603 subscribers and 34,757 views. We noticed users’ engagement and direct demand for information, a continuous increase in the number of accesses, and peaks in vestibular opening periods, in addition to comments. The experiences contributed to improvement of students’ extracurricular skills. The channel was able to assist interested people in Higher Education in decision making and motivation for choosing the course.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo describe la experiencia y evaluación del uso de las tecnologías digitales como estrategia de difusión por parte de los estudiantes de un curso de medicina creado por el Programa “Mais Médicos”. Relato de experiencia sobre el desarrollo de un canal de YouTube para dar a conocer la graduación médica de la Universidad Federal de Jataí. Se realizó una evaluación cuantitativa y cualitativa de los indicadores del canal. En septiembre de 2017, equipo se organizó en grupos: agenda, redacción, actualización, grabación y edición. Resultados: 17 videos, 603 suscriptores y 34,757 visualizaciones. Se notó el compromiso y demanda de información de los usuarios, aumento continuo en el número de accesos y picos en los períodos de apertura de exámenes de ingreso. Las experiencias contribuyeron a la mejora de las habilidades extracurriculares de los estudiantes. El canal pudo ayudar a los estudiantes en la toma de decisiones para elegir el curso.
Keywords in Portuguese
Multimídia de comunicaçãoEducação superior
Educação médica
Tecnologia da informação
Medicina
Keywords in Spanish
MultimediaEducación superior
Educación médica
Tecnología de la información
Medicina
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Citation
SILVA, Marcela Costa de Almeida et al. Uso de tecnologia da informação e comunicação YouTube para produção e divulgação de conteúdo sobre o curso de medicina: experiências dos acadêmicos. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 489-504, abr./jun. 2021.DOI
10.29397/reciis.v15i2.2222ISSN
1981-6278Notes
Marcela Costa de Almeida Silva da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)Paulo Ricardo dos Santos da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Letícia Cristina Oliveira Dias da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Johnatan Reis da Silva da Universidade Federal de Uberlândia, da Faculdade de Medicina teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Aridiane Alves Ribeiro da Universidade Federal de Jataí, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Share