Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48154
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12654]
Metadata
Show full item record
JOGO DA ONDA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Alternative title
The digital wave game: contributions to drug education in the context of science and biology educationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Profissionais do magistério reconhecem a importância de se
conversar sobre o uso de drogas na escola. Todavia, pesquisas revelam a
carência de formações docentes e de ações preventivo-educativas sobre as
diversas dimensões do fenômeno das drogas. Diante dessas lacunas, o
presente artigo descreve um jogo educativo sobre drogas, denominado Jogo
da Onda digital, de acesso livre pelo computador ou celular. A partir do
registro do seu uso com estudantes do Ensino Médio da rede pública foi
observado que o jogo estimula a criticidade e autonomia dos participantes,
favorecendo a aprendizagem e o diálogo sobre o uso de drogas e temas
correlatos. Os resultados revelam a aceitação do jogo, pelo seu aspecto
interativo e lúdico e sua capacidade de promover debates e conhecimento
sobre o assunto. Notou-se ainda que a presença de um mediador contribuiu
para o uso do jogo em equipes, se convertendo em uma ferramenta
interdisciplinar e transversal para o Ensino das biociências.
Abstract
Teaching professionals recognize the importance of talking
about drug use at school. However, research reveals the lack of teacher
training and preventive-educational actions about drug education. In view
of these gaps, this article presents an educational game about drugs, called
Jogo da Onda digital, freely accessible by computer or cell phone. From the
record of its use with public high school students, it was observed that the
game stimulates the criticality and autonomy of the participants, favoring
learning and dialogue about the use of drugs and related topics. The results
show the acceptance of the game, due to its interactive and playful aspect
and its ability to promote debates and knowledge on the subject. It was
also noted that the presence of a mediator contributed to the use of the
game in teams, becoming an interdisciplinary and transversal tool for the
science and biology teaching.
Share