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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48226
YOUTUBE-SE: CIRCULAÇÃO E CONDIÇÕES DE VISIBILIDADE DE VÍDEOS SOBRE SAÚDE NA INTERNET
Muzi, Daniela | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A importância da cultura audiovisual é sentida e experimentada a cada dia em diversos setores da sociedade, seja por meio dos produtos da indústria cultural, de tecnologias educacionais ou das formas de sociabilidade propiciadas pelo uso da internet. Em uma sociedade midiatizada, onde as lógicas da cultura midiática se espraiam pelas práticas sociais, a disponibilização de vídeos no YouTube ganha força estratégica para visibilizar e garantir a capilaridade da produção de conhecimento e tornar visíveis atores e propostas que dificilmente têm lugar nos meios de comunicação tradicionais. Mas, como se dá o processo de circulação de documentários sobre saúde no YouTube? Quais mediações os atravessam e como atuam? Por que alguns filmes são mais vistos e circulam mais do que outros? Quais as potencialidades, tensões e fragilidades da plataforma? Com esses pontos de partida, o objetivo desta tese foi desenvolver e propor um método de mapeamento e análise da circulação de vídeos sobre saúde disponibilizados no YouTube que permitisse identificar as mediações sociotécnicas que interferem nesse processo. Este estudo parte do olhar interdisciplinar da área da Comunicação e Saúde, que propõe articulações das práticas comunicacionais com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o entendimento da comunicação como direito que garante outros direitos, como o direito à saúde, como apresentam Inesita Araujo e Janine Cardoso (2007). Toma-se para tal o modelo de comunicação como mercado simbólico proposto por Inesita Araujo (2002, 2004) \2013 no qual a comunicação atua como um mercado e os sentidos sociais são bens simbólicos negociados e disputados em meio a relações de saber e poder. O marco teórico desta pesquisa também articula os conceitos de circulação \2013 Fausto Neto (2008, 2010a, 2010b); Braga (2007, 2012a, 2012b); Jenkis, Green e Ford (2014) \2013, midiatização (além de Fausto Neto e José Luiz Braga, também a perspectiva proposta por Krotz (2007) e Nick Couldry (2014) \2013, em articulação com a abordagem das mediações comunicativas da cultura de Jesús Martín-Barbero (2009, 2015). Selecionamos e analisamos a circulação de três documentários sobre o tema violência obstétrica: Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas (2014), Violência obstétrica: a voz das brasileiras (2012) e A dor além do parto (2013). O método compreende três etapas: identificação dos contextos de produção e circulação; rastreamento dos circuitos, a partir do uso de métodos digitais e a identificação e análise das mediações. Entre os resultados, destacamos que as mediações sociotécnicas atuam de forma decisiva para que os filmes ampliem ou não seus circuitos de circulação de origem, em especial a ação dos algoritmos pelos sistemas de recomendação e indexação; as listas; ações de ciberativismo e engajamento e a mediação do comunicador em combinação com a ação algorítmica. Concluímos que as mediações sociotécnicas são cada vez mais determinadas e determinantes na circulação dos documentários sobre saúde e até preponderantes à legitimidade de uma instituição do campo da saúde, revelando as transformações da sociedade, cujas práticas sociais estão sendo reconfiguradas pelo metaprocesso de midiatização, uma metamediação.
Abstract
The importance of audiovisual culture is felt and experienced every day in different sectors of society, whether through products of the cultural industry, educational technologies or forms of sociability provided by the use of internet. In a mediatized society, where the logics of media culture spread through social practices, the availability of videos on YouTube gains strategic strength to make visible and to ensure the capillarity of knowledge production and to make visible actors and proposals that hardly take place in traditional media. But how is the circulation process of health documentaries on YouTube? Which mediations go through them and how do they act? Why are some films seen and circulated more than others? What are the platform's strengths, tensions and weaknesses? Taking these questions into account, the goal of this thesis was to develop and propose a method of mapping and analyzing the circulation of health videos available on YouTube which enables to identify the sociotechnical mediations that interfere in this process. This study is based on the interdisciplinary view of the Health Communication area which proposes articulations of communication practices with the principles of the Brazilian Unified Health System (SUS) and the understanding of communication as a right that guarantees other rights, such as the right to health, as presented by Inesita Araujo and Janine Cardoso (2007). For this purpose, the communication model as a symbolic market proposed by Inesita Araujo (2002, 2004) is considered - in which communication acts as a market and the social senses are symbolic goods negotiated and disputed in the midst of relations of knowledge and power. The theoretical framework of this thesis also articulates the concepts of circulation - Fausto Neto (2008, 2010a, 2010b); Braga (2007, 2012a, 2012b); Jenkis, Green and Ford (2014) -, mediatization (in addition to Fausto Neto and José Luiz Braga, also the perspective proposed by Krotz (2007) and Nick Couldry (2014) -, in articulation with the Jesús Martín-Barbero\2019s (2009, 2015) approach of the communicative mediations of culture. The circulation of three documentaries on the topic of obstetric violence were selected and analyzed: Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas [Being born in Brazil: Childbirth, from obstetric violence to good practices] (2014), Violência obstétrica: a voz das brasileiras (2012) [Obstetric violence: the voice of Brazilian women] and A dor além do parto [Pain beyond childbirth] (2013). The method comprises three stages: identification of the contexts of production and circulation; tracking of circuits, using digital methods; and identification and analysis of mediations. Among the results, we highlight that sociotechnical mediations act decisively so that the films expand or not their original circulation circuits, especially the action of the algorithms by the recommendation and indexing systems; the lists; cyberactivism and engagement actions and the mediation of the communicator in combination with the algorithmic action. It is concluded that sociotechnical mediations are increasingly determined and determinant in the circulation of health documentaries and even preponderant to the legitimacy of an institution in the health field, revealing the transformations of society, whose social practices are being reconfigured by the mediatization meta-process, a meta-mediation.
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