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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48520
PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ALUNOS PRECEPTORES
Ensino Superior
Medicina
Avaliação Educacional
Atenção Primária à Saúde
Análise Quantitativa
Estudos Transversais
Epidemiologia Descritiva
Martelo, Lilian Bianca Miller | Date Issued:
2019
Alternative title
Interinstitutional program of teaching-service interaction: assessment challenges from the perspective of preceptorsAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Por meio do uso de novas metodologias ativas no ensino médico, o papel dos envolvidos assume formas diferentes. Um exemplo é o fato de o aluno assumir um papel central no seu processo de aprendizagem, tendo em vista que o preceptor deixa de ser o único detentor do conhecimento para tornar-se facilitador. Com essa abordagem, a avaliação formativa subsidia as informações necessárias para que o aluno ajuste seu conhecimento aos objetivos educacionais desejados. Outra mudança é a inserção do estudante na comunidade, desde o inicio da vida acadêmica, visando à formação de novos médicos com olhar mais humanizado e uma formação voltada à estratégia de \201Catenção primária de saúde\201D. Com esse intuito, o curso de Medicina da Uniderp desenvolveu o Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (Pinesc). O objetivo desse estudo é proceder à caracterização da avaliação formativa no módulo Pinesc na perspectiva de alunos e preceptores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, seccional, descritiva, com base em dados primários, abrangendo 24 unidades de saúde da família no município de Campo Grande/MS. Os participantes foram os 37 preceptores do Pinesc e os 319 alunos do primeiro ao sétimo semestres do curso de Medicina. A coleta dos dados deu-se por meio de um questionário respondido pelos alunos e preceptores, com a caracterização e questões específicas sobre a avaliação formativa. O resultado revela que todos os participantes do estudo conhecem e sabem da importância dos objetivos educacionais e da avaliação formativa. Os alunos entendem a relevância da avaliação formativa para a sua formação e reconhecem que, com um feedback adequado, podem corrigir as falhas ao longo do percurso. As escalas de conceitos e notas usados na avaliação do desempenho foram bem avaliados tanto por preceptores quanto por alunos, mas falhas no processo de execução da avaliação formativa e do feedback foram identificadas. A sugestão é utilizar a capacitação constante dos preceptores para debates e reflexão da prática avaliativa, para assim consolidá-la e reforçar a importância da avaliação formativa na formação médica.
Abstract
With the use of new active methodologies in medical education, the role of the involved actors takes different forms. With the preceptor ceasing to be the sole holder of knowledge and becoming a facilitator, the student assumes a central role in his/her learning process. With such approach, the formative evaluation will provide the necessary information so that the student can adjust their knowledge to the desired educational objectives. Another change is the early insertion of the student in the community, aiming the formation of new doctors with a more humanized look and a training period focused on the strategy of primary health care. With this purpose, the Uniderp medical course developed the Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade - Pinesc (Interinstitutional Program of Teaching-Service-Community Interaction). The aim of this study is to characterize the formative evaluation on the Pinesc module, from the perspective of students and preceptors. This is a quantitative sectional descriptive study, based on primary data covering 24 family health units in Campo Grande, MS, Brazil. The participants were students from the 1st to 7th semesters of the medical course, with a total of 319 students, and 37 preceptors of PINESC. The data collection was done through a questionnaire- with the characterization and the specific questions on the formative evaluation- that was answered by the students and preceptors. As a result, it is noted that all the subjects in the study are aware of the importance of educational objectives and formative evaluation, and know about it. Students understand the relevance of formative evaluation to their training and recognize that with appropriate feedback they can correct failures along the course. The criteria of concepts and grades used in the performance evaluation were positively evaluated by both preceptors and students. But failures in the process of performing formative evaluation and feedback had been identified. The suggestion would be the use of constant preceptor training for debates and reflection on the evaluation practice, in order to reinforce the importance of the formative evaluation and consolidate it during the medical training.
DeCS
Educação MédicaEnsino Superior
Medicina
Avaliação Educacional
Atenção Primária à Saúde
Análise Quantitativa
Estudos Transversais
Epidemiologia Descritiva
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