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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48539
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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O POTENCIAL DOS JOGOS EDUCATIVOS COM TEMÁTICA CIENTÍFICA "BATALHA DE MICRÓBIOS", "IMUNE - SÉRIE VÍRUS" E "MICROVILÕES EM AÇÃO" NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Divulgação Científica
Jogo Didático
Jogos
Material Educativo
Museu de Ciências
Lyra, Sidcley Silva de | Date Issued:
2020
Alternative title
The potential of science-themed educational games "Batalha de Micróbios", "Imune - Série Vírus" and "Microvilões em Ação" in the process of science literacyAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Alfabetização Científica (AC), no âmbito da Divulgação Científica, propõe que as pessoas não especialistas da sociedade deveriam ter uma noção maior sobre as questões científicas e tecnológicas relacionadas com demandas sociais para que tomem decisões conscientes e críticas nesta sociedade complexa e cada vez mais tecnocientífica em que vivemos. Nesta perspectiva, a literatura indica que os museus e centros culturais, em específico os museus de ciência, são espaços que contribuem para o desenvolvimento da AC da população, pois tem um papel importante na educação não formal de seus visitantes ao longo da vida. Sendo assim, jogos educativos com temática científica vêm sendo estudados e utilizados como materiais educativos em espaços de educação não formal e podem ser aplicados em associação às exposições ou atividades com a finalidade de reforçar conceitos apresentados durante a visitação. Neste contexto, a análise de jogos apresentados como material educativo pode fornecer maior compreensão dos atributos que estão presentes e ausentes nestes materiais educativos, direcionando sua utilização de forma que a interação entre os visitantes e o conhecimento seja significativa e eficiente no desenvolvimento da AC. Com isso, o objetivo geral desse estudo é investigar o potencial de três jogos educativos, a saber, "Batalha de Micróbios", "Imune - Série Vírus" e "Microvilões em Ação", na contribuição para o processo de AC e explorar o contexto de produção de cada jogo educativo. Seguindo os objetivos específicos: (1) analisar "se" e "como" os materiais educativos em questão podem contribuir para o processo de AC de seus jogadores, utilizando a ferramenta teóricometodológica "Indicadores de Alfabetização Científica"; (2) realizar entrevistas semiestruturadas com os idealizadores dos jogos educativos e investigar suas expectativas a partir da análise de conteúdo e também analisá-las sob a óptica da ferramenta teóricometodológica "Indicadores de Alfabetização Científica". Nossa análise permite concluir que os materiais educativos pesquisados estimulam a compreensão e a discussão de temas científicos na área da Microbiologia, priorizando conceitos e conhecimentos gerais, relacionada ao cotidiano dos jogadores de forma interativa. Analisando os resultados também conseguimos identificar as ausências de indicadores e atributos que perpassam os três jogos analisados, como a ausência da presença das instituições que produzem, divulgam e financiam a ciência, seus elementos políticos, históricos e culturais; a ausência da influência econômica e política da ciência na sociedade; a carência da presença de pesquisadores de forma contextualizada; e a ausência de abordagens que apresentem o processo de produção de conhecimento científico.
Abstract
Science Literacy (SL), in the scope of Science Communication, proposes that lay people in society should have a greater understanding of scientific and technological issues related to social demands, so that they make conscious and critical decisions in our complex and increasingly technoscientific community. In this perspective, the literature indicates that museums and cultural centers, specifically science museums, are spaces that contribute to the development of SL, as they play an important role in the non-formal education of their visitors throughout their lives. Thus, educational games with scientific theme have been studied and used as educational materials in informal educational spaces. In addition, they can be applied in association with exhibitions or activities to reinforce concepts presented during the visitation. In this context, the analysis of board games presented as educational materials may provide an understanding of the attributes present and absent in these materials, aiming at their utilization on a way that the interaction between visitors and knowledge been significant and efficient for the development of SL. With that, the objective is usually to clarify the contribution of these activities developed in museums to the process of SL. In this sense, the objective of this study is to investigate the potential of three educational games "Batalha de Micróbios", "Imune - Série Vírus" and "Microvilões em Ação" in the contribution to the process of SL and explore the context of production of each one. Following the specific objectives: (1) to analyze "if" and "how" these educational materials can contribute to the SL process of their players, using the theoretical methodological tool "Indicadores de Alfabetização Científica"; (2) conduct semi structured interviews with the creators of educational games and investigate their expectations based on content analysis in addition to analyzing them from the perspective of the theoretical methodological tool "Indicadores de Alfabetização Científica". Our analysis allows us to conclude that educational materials examined stimulate the understanding and discussion of scientific topics in the area of Microbiology, prioritizing general concepts and knowledge, related in the players' daily lives in an interactive way. Analyzing the results, we were also able to identify the absence of indicators and attributes that permeate the three analyzed games, such as the absence of the presence of the institutions that produce, disseminate and finance science, its political, historical and cultural elements; the absence of the economic and political influence of science in society; the lack of presence of researchers in a contextualized way; and the absence of approaches that present the process of producing scientific knowledge.
Keywords in Portuguese
Alfabetização CientíficaDivulgação Científica
Jogo Didático
Jogos
Material Educativo
Museu de Ciências
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