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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48608
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
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A MULHER COMO DIVULGADORA DA CIÊNCIA: UM ESTUDO DA INSERÇÃO FEMININA NO SCIENCE VLOGS BRASIL
Mídias Sociais
Webcast
Identidade de Gênero
Ciência
Mulheres
Mattos, Carolina Guimarães de | Date Issued:
2020
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação tem como objetivo entender as dificuldades e os desafios das mulheres cientistas apresentadoras dos canais "Peixe Babel", "A Matemaníaca por Julia Jaccoud", "Arqueologia Egípcia" e "Versada by Vane Costa" no coletivo Science Vlogs Brasil, presente na plataforma YouTube. Trata-se dos únicos canais desenvolvidos unicamente por mulheres, num universo que congrega 60 vlogs. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro das cinco apresentadoras de tais canais, a partir de um roteiro previamente construído. Desta forma, este trabalho pretende discorrer a respeito das relações sociais, econômicas e individuais que perpassam a construção dessas youtubers enquanto mulheres que se apropriam de um espaço digital dominado por homens dentro do papel de divulgadoras da ciência e as implicações dessa atividade. A experiência de produção e divulgação científica dessas mulheres pode servir de base provocadora de estudos que problematizem as diversas dimensões dos problemas que permeiam a inserção feminina nesses ambientes, com destaque para as dificuldades relacionadas às comunidades de interação de especialistas, como o Science Vlogs Brasil, à posição empresarial do YouTube e ao próprio ato de divulgar ciência numa plataforma com características tão peculiares.
Abstract
This dissertation aims to understand the difficulties and challenges of women scientists presenting the channels "Peixe Babel", "A Matemaníaca por Julia Jaccoud", "Arqueologia Egípcia" and "Versada by Vane Costa" in the collective Science Vlogs Brasil, present on the platform YouTube. These are the only channels developed exclusively by women, in a universe that gathers 60 vlogs. To this end, semi structured interviews were conducted with four of the five presenters of such channels, based on a previously constructed script. In this way, this paper intends to discuss the social, economic and individual relationships that permeate the construction of these youtubers as women who appropriate a digital space dominated by men within the role of disseminators of science and the implications of this activity. The experience of scientific production and dissemination of these women can serve as a provoking basis for studies that problematize the various dimensions of the problems that permeate female insertion in these environments, with emphasis on the difficulties related to the communities of interaction of specialists, such as Science Vlogs Brasil, YouTube\2019s business position and the very act of spreading science on a platform with such peculiar characteristics.
DeCS
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