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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48738
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômico11 Cidades e comunidades sustentáveis
12 Consumo e produção responsáveis
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Metadata
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GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM LABORATÓRIOS DE ENSINO-PESQUISA DA UFMG
Universidades
Saúde do Trabalhador
Saúde Ambiental
Resíduos Sólidos
Universidades
Saúde do Trabalhador
Saúde Ambiental
Resíduos Sólidos
Desenvolvimento Sustentável
Prevenção de Acidentes
Classificação de Resíduos
Pesquisa Qualitativa
Estudos de Avaliação como Assunto
Inquéritos e Questionários
Oliveira, Amanda Caroline Rodrigues de | Date Issued:
2019
Alternative title
Waste management in teaching-research laboratories at UFMGAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As instituições de ensino superior, enquanto geradoras e difusoras de conhecimento, precisam cada vez mais assumir seu papel no contexto regional, especialmente na criação de políticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Neste sentido, o presente artigo objetiva compreender as práticas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde nos laboratórios de ensino-pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais \2013 campus Montes Claros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada mediante a aplicação de questionário com os trabalhadores inseridos em atividades dos laboratórios de ensino. Para a análise, foram utilizadas as frequências absolutas e relativas, medidas de posição, tendência central e dispersão. Entre os problemas identificados, ressaltam-se: as não conformidades com a legislação vigente, em relação ao gerenciamento de resíduos nos laboratórios; a ausência relatada pelos trabalhadores, de capacitações para a realização de suas funções, como também de treinamentos para a prevenção de riscos e para o manejo adequado de resíduos; e a cobertura vacinal baixa contra hepatite B e tétano. Apesar de os locais pesquisados realizarem o gerenciamento dos seus resíduos, constata-se que muitas práticas estão em desacordo com a legislação vigente e precisam ser adequadas.
Abstract
Higher education institutions, as generators and disseminators of knowledge, are increasingly in need to assume their roles in regional context, especially in the creation of sustainable and environment preservation public policies. In this sense, the aim of this article was to understand the management of health care waste practices in teaching and research laboratories of the Institute of Agrarian Sciences of the Federal University of Minas Gerais \2013 Montes Claros campus. It is a research with quantitative and qualitative approaches, carried out through survey application with workers engaged in the activities of the teaching labs. For the analysis, absolute and relative frequencies, position measurements, central tendency and dispersion were used. Among the problems detected, it should be highlighted: non-compliance with current legislation, concerned to laboratories waste management; absence reported by workers, of training for the accomplishment of their functions, as well as education for risk prevention and proper waste management; insufficient immunization coverage against hepatitis B and tetanus. Although the places researched manage their waste, this work concludes that many practices are at odds with the current legislation and need to be adequate.
Keywords in Portuguese
Gerenciamento de ResíduosUniversidades
Saúde do Trabalhador
Saúde Ambiental
Resíduos Sólidos
DeCS
Gerenciamento de ResíduosUniversidades
Saúde do Trabalhador
Saúde Ambiental
Resíduos Sólidos
Desenvolvimento Sustentável
Prevenção de Acidentes
Classificação de Resíduos
Pesquisa Qualitativa
Estudos de Avaliação como Assunto
Inquéritos e Questionários
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