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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49031
NUTRICIONISMO, POSTAGENS E CELEBRIDADES: O QUE O ORÁCULO NOS DIZ PARA COMER?
Nutricionismo, publicaciones y celebridades: ¿qué nos dice el oráculo que comamos?
Celebridades
Alimentação
Estilo de vida saudável
Tecnologias de comunicação
Celebridades
Alimentación
Estilo de vida saludable
Tecnologías de la comunicación
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Centro de Ciências da Saúde, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, do Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Cristiane Marques Seixas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Daniela Menezes Neiva Barcellos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Alternative title
Nutritionism, posts and celebrities: what does the oracle tell us to eat?Nutricionismo, publicaciones y celebridades: ¿qué nos dice el oráculo que comamos?
Author
Affilliation
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Instituto de Nutrição Josué de Castro. Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Instituto de Nutrição Josué de Castro. Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As novas tecnologias da informação e comunicação, aliadas às novas mídias e redes de comunicação, transformaram privacidade em objeto de consumo. O cenário comunicacional medeia o acesso a produtos e serviços digitais com novos parâmetros de hábito alimentar e estilo de vida saudáveis. A visibilidade confere prestígio às postagens no ambiente on-line, legitimando-as. O objetivo deste estudo foi mapear a representatividade de postagens de celebridades e compreender seus significados no campo da Alimentação e Nutrição. O problema central é o efeito mágico de um comportamento saudável em orientações doutrinárias sobre o comer. Analisamos imagens e textos de seis perfis de nutricionistas que se tornaram celebridades no Brasil. As postagens guiam seguidores, reproduzindo modelos de respostas rápidas que prometem a felicidade na ilusão de uma disciplina e do controle de si. As páginas operam como 'oráculos' para uma vida saudável, seguindo uma lógica de comunicação fast thinking, pouco propensa à expressão do pensamento.
Abstract
New information and communication technologies combined with new media and communication networks have made privacy an object of consumption. The communication scenario mediates access to digital products and services with new parameters of healthy eating habits and lifestyle behaviors. Visibility gives prestige to posts that move through the online environment, legitimizing them. The aim of this study was to map the representativeness of celebrity posts and understand their meanings in the field of Food and Nutrition. The central problem is the magical effect of healthy behavior in doctrinal guidelines on eating. We analyzed images and texts of six profiles of nutritionists who became celebrities in Brazil. Posts guide followers, reproducing rapid response models that promise happiness of the illusion of self-discipline and self-control. The webpages operate as 'oracles' for healthy living, following the logic of a fast thinking communication, not prone to the expression of thought.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Las nuevas tecnologías de la información y la comunicación, combinadas com los nuevos medios y redes de comunicación, han convertido privacidad en objeto de consumo. El escenario comunicacional media el acceso a productos y servicios digitales com nuevos parámetros de hábitos alimentarios y estilos de vida saludables. La visibilidad otorga prestigio a las publicaciones que se mueven por el entorno online, legitimándolas. El objetivo de este estúdio fue mapear la representatividad de las publicaciones de celebridades y comprender sus significados en el campo de la Alimentación y la Nutrición. El problema central es el efecto mágico del comportamiento saludable en las pautas doctrinales sobre la alimentación. Analizamos imágenes y textos de mayor receptividad de seis perfiles de nutricionistas que se convirtieron en celebridades en Brasil. Las publicaciones guían a los seguidores en la resolución de preguntas pragmáticas, reproduciendo modelos de respuestas rápidas que prometen felicidad en la ilusión de una disciplina y un autocontrol. Las páginas operan como 'oráculos' para una vida sana, siguiendo una lógica de comunicación fast thinking, no propensa a la expresión del pensamiento.
Keywords in Portuguese
NutricionistasCelebridades
Alimentação
Estilo de vida saudável
Tecnologias de comunicação
Keywords in Spanish
NutricionistasCelebridades
Alimentación
Estilo de vida saludable
Tecnologías de la comunicación
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Citation
GLORIA, Nathalie Fonseca et al. Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer? RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 636-647, jul./set. 2021.DOI
10.29397/reciis.v15i3.2286ISSN
1981-6278Notes
Nathalie Fonseca Gloria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Centro de Ciências da Saúde, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, do Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Cristiane Marques Seixas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Daniela Menezes Neiva Barcellos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
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