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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4911
INCORPORAÇÃO DA DIMENSÃO SUBJETIVA DO TRABALHO EM SAÚDE E DOS PRINCÍPIOS DA HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA E ESPECIALIZAÇÃO ONCOLÓGICA DO INCA
Enfermagem Oncológica
Competências
Humanização
Recursos Humanos em Saúde
Gestão do Conhecimento
Inovação
Oncological Nursery
Abilities
Human Resources in Health
Knowledge Handling
Innovation
Enfermagem Oncológica
Educação Baseada em Competências
Humanismo
Mão de Obra em Saúde
Institutos Governamentais de Pesquisa
Gestão do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde
Oliveira, Andréa Cristina Fortuna de | Date Issued:
2007
Alternative title
Incorporation of the subjective dimension of the work in health and of the beginnings of the humanização in the trial of formation of the nurses in the programs of residence and specialization oncologic of the INCAAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho em saúde vem passando por transformações em função dos avanços
tecnológicos e por um processo de reestruturação produtiva. A dinâmica do crescimento
econômico, associada a novas conquistas tecnológicas e a novos conhecimentos, apontamnos para a necessidade de criação de condições adequadas ao desenvolvimento de novos
processos de aprendizagem e rompimento com os modelos tradicionais de formação. A
formação na área de saúde tem se apresentado como um grande desafio, tornando-se
necessária a introdução de novas estratégias educacionais capazes de articular o
conhecimento tácito ao conhecimento teórico. A partir daí surgem questionamentos a
respeito da articulação entre conhecimentos gerais e específicos, e entre ensino e serviço no
processo de formação dos profissionais. O referencial teórico que orienta a pesquisa tem
como base o trabalho em saúde, os conceitos de competência e as diretrizes da Política
Nacional de Humanização. Tendo como objeto de análise e de intervenção o processo de
formação de enfermeiros em nível de pós-graduação na área de oncologia realizado no
INCA, este estudo busca compreender a percepção dos alunos sobre a formação recebida.
Visa também à produção de informações e à análise de experiências, apontando estratégias
pedagógicas, que possibilitem uma abordagem integradora, capaz de promover o
desenvolvimento de competências e a valorização da dimensão subjetiva e social dos
sujeitos na perspectiva da humanização da assistência. Essa análise foi desenvolvida por
meio de estudo qualitativo com aplicação de questionário e realização de grupo focal. A
análise dos resultados e o relato de experiências pedagógicas de construção de
conhecimentos a partir da realidade dos serviços apontam-nos para a importância de
assegurar a articulação e o diálogo entre teoria e prática, o desenvolvimento de diferentes
dimensões de competências e a articulação dos campos da educação e da humanização.
Dessa forma, è possível formar novos profissionais, tornando-os capazes de resolver
problemas de forma criativa, inovadora e tecnicamente correta.
Abstract
The work on health, because of the technological advances, has been passing
through transformations and a process of reorganization on the production. The dynamics
of economical growth, associated with new technological conquers and knowledge, show
us the necessity of creating adequate development conditions for the new learning
processes and the necessity of breaking the traditional educational models. In the health
field the training has been a great challenge, therefore new educational strategies, capable
of connecting tacit and theoretical knowledge, are necessary. It creates questioning about
the relationship between general and specific knowledge and between the education and the
service in the professional’s training process. The theoretical reference which guides the
research is based on the work on health, the competence concepts and the national
humanization politics definition. Being the analysis and intervention subject the training of
nurses in after-graduation on the field of oncology realized at INCA, this study intends to
understand the perception of students about the information received. It also intends to
build information about and to analyze experiences, pointing pedagogical strategies that
open way for integrator approaches that are capable of promoting the development of
abilities and the valuation of the subjective and social dimensions of people through the
perspective of the humanization of assistance. This analysis was developed through
qualitative study, applying questionnaires and carrying through focal groups. Viewing the
results and the stories about pedagogical experiences of knowledge construction through
service’s reality, points out: the importance of assuring the relationship and dialog between
theory and practice, the development of different dimensions of competences and the
relationship between education and humanization. This way it is possible to form new
professionals, making them capable of solving problems in a creative, innovative and
technically correct way.
Keywords in Portuguese
Formação em ServiçoEnfermagem Oncológica
Competências
Humanização
Recursos Humanos em Saúde
Gestão do Conhecimento
Inovação
Keywords
Service FormationOncological Nursery
Abilities
Human Resources in Health
Knowledge Handling
Innovation
DeCS
Educação em EnfermagemEnfermagem Oncológica
Educação Baseada em Competências
Humanismo
Mão de Obra em Saúde
Institutos Governamentais de Pesquisa
Gestão do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde
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