Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49558
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
PROCESSO FORMATIVO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES EGRESSOS DAS TURMAS DE TÉCNICOS EM ANÁLISES CLÍNICAS DA EPSJV/FIOCRUZ: UM ESTUDO DE CASO
Ensino Fundamental e Médio
Ensino
Técnicas de Laboratório Clínico
Martins, Maria de Fátima Genteluci | Date Issued:
2021
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz .Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Conhecer o processo formativo e a trajetória profissional dos estudantes egressos do Curso Técnico em Análises Clínicas da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi uma forma de trazer muitas inquietações sobre a formação desenvolvida no âmbito da Escola e como os estudantes se apoderavam e aproveitavam destes ensinamentos que lhes eram prestados e como estes estudos contribuíam e influenciavam suas vidas. Buscou-se avaliar as percepções dos estudantes formados no Curso Técnico de Análises Clínicas da EPSJV, com relação à sua atuação profissional, de modo a compreender o seu processo de ensino aprendizagem e contribuir para reformulações no Curso técnico em questão, possibilitando a ampliação do seu conhecimento tecnológico e científico. Este trabalho utilizou a metodologia qualitativa apoiada em dados quantitativos. Em um universo de 104 egressos de 4 turmas referentes aos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, cinquenta e seis egressos responderam ao questionário e, destes, dezesseis, que trabalhavam na área de sua formação no momento da realização dessa pesquisa, foram entrevistados por meio de um questionário semiestruturados, foram comparados os dados da literatura de revisão bibliográfica com os dados resultantes dos questionários aplicados e processados por meio de análises e compactação de suas respostas. Ainda foram realizadas entrevistas com coordenadores e ex-coordenadores do curso técnico de análises clínicas para melhor entendimento de todo o processo histórico do Curso desde a constituição da Escola. A conclusão da pesquisa apontou uma ótima qualidade da avaliação do curso e do corpo docente, com boa inserção no mercado de trabalho em pouco tempo após a formação dos técnicos pela EPSJV.
Abstract
Knowing the training process and the professional trajectory of students who graduated from the Technical Course in Clinical Analysis of the Joaquim Venâncio Polytechnic School in Health (EPSJV), was a way to raise many concerns about the training developed within the School and how students seized and took advantage of these teachings that were provided to them and how these studies contributed and influenced their lives. We sought to assess the perceptions of students trained in the Technical Course of Clinical Analysis at EPSJV, regarding their professional performance, in order to understand their teaching-learning process and contribute to reformulations in the technical course in question, enabling the expansion of their technological and scientific knowledge.This work used a qualitative methodology supported by quantitative data. In a universe of 104 graduates from 4 classes referring to the years 2012, 2013, 2014 and 2015, fifty-six graduates answered the questionnaire and, of these, sixteen, who worked in the area of their training at the time of this research, were interviewed through a semi-structured questionnaire, literature review data were compared with data resulting from applied and processed questionnaires through analysis and compaction of their responses. Interviews were also carried out with coordinators and former coordinators of the clinical analysis technical course for a better understanding of the entire historical process of the Course since the establishment of the School. The conclusion of the survey indicated a great quality of the course evaluation and of teachers, with good insertion in the job market in a short time after the formation of technicians by EPSJV.
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEnsino Fundamental e Médio
Ensino
Técnicas de Laboratório Clínico
Share