Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49578
LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Transtorno Autístico
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Inclusão Social
Transtorno Autístico
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Inclusão Social
Carneiro, Nathalia Muniz | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho apresenta a proposta para a inclusão no espaço escolar e da criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) pela colaboração da arte e, em especial, recorrendo à Literatura infantil para ampliar olhares que facilitem a inserção social. Sabemos que a questão do autismo tem sido descortinada por iniciativas educacionais, políticas e da saúde, nas quais uma atualizada visão já gera mudanças de atitude, tal como a legislação que dá suporte e garante seus direitos. Estes avanços possibilitam a busca de alternativas que visibilizem tal público alvo e o inclua com qualidade e efetivamente. É objetivo geral do presente trabalho refletir sobre a inclusão na Educação Infantil, de crianças com TEA. E como objetivo específico discutir sobre a possibilidade de utilizar a arte como recurso lúdico inclusivo nesta fase escolar. A pesquisa se caracteriza como um ensaio-teórico. Para a realização deste trabalho, autores do campo de investigação sobre Literatura Infantil e Inclusão foram fundamentais.
Abstract
This paper presents a proposal for inclusion of the child with ASD (Autistic Spectrum Disorder) in the school space through the collaboration of art and, in particular, using Children\2019s Literature to broaden views that facilitate social insertion. We know that the issue of autism has been unveiled by educational, political and health initiatives, in which an updated vision already generates changes in attitude, as does the legislation that supports and guarantees their rights. These advances make it possible to search for alternatives that make this target audience visible and include it with quality and effectively. The general objective of this work is to reflect on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education. And specific objective to discuss the possibility of using art as an inclusive play resource in this school phase. The research is characterized as a theoretical essay. To carry out this work, authors in the field of research on Children\2019s Literature and Inclusion were fundamental.
Keywords in Portuguese
Literatura InfantojuvenilTranstorno Autístico
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Inclusão Social
DeCS
Literatura InfantojuvenilTranstorno Autístico
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Inclusão Social
Share