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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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ASSOCIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PUBLICIDADE OU INFORMAÇÃO ANTITABACO NA CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM 2009 E 2013, UM ESTUDO DE COORTE EM TRÊS CAPITAIS BRASILEIRAS
Tabaco
Abandono do Hábito de Fumar
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Tabaco
Abandono do Hábito de Fumar
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Estudos de Coortes
Entrevistas como Assunto
Estudo de Avaliação
Comissão Nacional para o Controle do Uso do Tabaco
Carvalho, Hannah do Nascimento | Date Issued:
2017
Alternative title
Association of perception of anti-tobacco advertising or information on smoking cessation in 2009 and 2013, a cohort study in three Brazilian capitalsAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As informações e publicidade sobre os malefícios à saúde associados ao fumo são
fundamentais para o fortalecimento de políticas de controle e redução da prevalência do tabagismo.
A cessação de tabagismo pode reduzir o risco de morrer prematuramente do indivíduo
anteriormente fumante. Através desta dissertação avaliaram-se os possíveis determinantes da
percepção de publicidade ou informação (PPI) antitabaco e a influência desta nas tentativas de
parar de fumar, estágios de mudança (stage to change smoke) e na cessação do tabagismo. Os dados
foram provenientes de duas ondas do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle
do Tabaco (ITC), um estudo de coorte realizado em 2009 e 2012/2013, no Rio de Janeiro, São
Paulo e Porto Alegre. Foram conduzidas duas análises, a primeira transversal e estratificada
segundo situação tabagista, com um total de 1825 indivíduos, dos quais 1215 eram adultos
fumantes e 610 adultos não fumantes, respondentes da primeira onda do estudo, e a segunda um
estudo de coorte com 488 indivíduos fumantes e que deixaram de fumar participantes nas duas
ondas da pesquisa ITC. No primeiro estudo, percepção de advertências sanitárias nos maços de
cigarro, intenção e tentativas de parar de fumar mostraram-se relacionadas a PPI antitabaco. No
segundo estudo a associação entre PPI e tentativas, e PPI e cessação de tabagismo não se
confirmou, 67% dos fumantes que tiveram a PPI frequente ou muito frequente afirmaram ter
tentado parar de fumar entre uma onda e outra de pesquisa. Ao todo, 25% da população estudada
relatou ter cessado o tabagismo entre o intervalo de pesquisa. Programas e políticas voltadas à
ampliação de conhecimento sobre os malefícios do tabaco, tais como advertências, vem se
mostrando efetivas na ampliação da percepção dos malefícios do tabagismo da população
brasileira. Sugere-se que sejam feitos investimentos para ampliação da PPI antitabaco como forma
de auxiliar na promoção da cessação do tabagismo.
Abstract
The information and publicity about health hazards associated with smoking are
fundamental to the strengthening of policies to control and reduce the prevalence of smoking.
Smoking cessation may reduce the risk of premature death of the ex-smoker. This dissertation
evaluated the possible determinants on the influence of anti-smoking perception of publicity or
information (PPI) in attempts to stop smoking, stages of change and smoking cessation. Data was
collected from the two waves of the International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC),
a cohort study conducted in 2009 and 2012/2013 no Rio de Janeiro, São Paulo and Porto Alegre.
Separate cross-sectional studies were conducted, with a total of 1825 subjects, of which 1215 were
adult smokers and 610 adult non-smokers, responders of the first wave of the study, and a second
cohort study with 488 adult smokers and ex-smokers who responded to two waves of ITC research.
In the first study, perception of health warnings on cigarette packets, intent, and attempts to quit
smoking were related to anti-smoking PPI. In the second study an association between PPI and
attempts, and also with cessation of smoking wasn’t confirmed, although 67% of smokers who are
frequently, or are very frequently exposed to PPI, stated to have attempted to quit smoking between
one wave and another research. Of all, 25% of the study population reported having ceased
smoking among the research interval. Programs and policies aimed at increasing knowledge about
tobacco ilnesses, such as announcements, have showns effectiveness on increasing the perception
of the harmful effects of smoking in the Brazilian population. It is suggested that investiments be
made for the expansion of PPI, as a way to assist in the promotion of smoking cessation.
Keywords in Portuguese
TabagismoTabaco
Abandono do Hábito de Fumar
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
DeCS
TabagismoTabaco
Abandono do Hábito de Fumar
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Estudos de Coortes
Entrevistas como Assunto
Estudo de Avaliação
Comissão Nacional para o Controle do Uso do Tabaco
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