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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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A GESTÃO FEDERAL E O FOMENTO À PARTICIPAÇÃO JUVENIL EM INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS ESCOLAS
Bueno, Denise Ribeiro | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa buscou identificar como a gestão federal fomenta a participação juvenil em ações de promoção da saúde nas escolas uma vez que a promoção da saúde preconiza o envolvimento de todos os atores num processo participativo e construtivo de troca de saberes. A escola, local que contribui para a formação do indivíduo, conforme diretrizes estabelecidas em Lei, deve promover esses espaços de participação, fortalecendo os estudantes numa perspectiva de reconhecimento da importância desse público nas discussões de modos de vida saudáveis. Assim, buscou-se analisar o contexto de desenvolvimento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e Programa Saúde na Escola (PSE), as características metodológicas, conceituais e operacionais destas iniciativas de promoção da saúde nas escolas e as representações sobre participação juvenil e sua importância em ações de promoção da saúde na escola a partir de entrevistas com os gestores participantes dessas iniciativas. É uma pesquisa qualitativa, que por meio das pesquisas bibliográfica e documental e entrevista com atoreschave do SPE e do PSE identificou que a participação juvenil era um dos pilares do SPE, projeto cujas ações foram incorporadas ao PSE, e que o programa não fomentou essa diretriz em seus marcos legais e documentos orientadores, sendo esse um dos pontos identificados nesta pesquisa como fator que enfraquece a participação juvenil nas ações de promoção da saúde no atual programa do Governo Federal, o PSE A presente pesquisa buscou identificar como a gestão federal fomenta a participação juvenil em ações de promoção da saúde nas escolas uma vez que a promoção da saúde preconiza o envolvimento de todos os atores num processo participativo e construtivo de troca de saberes. A escola, local que contribui para a formação do indivíduo, conforme diretrizes estabelecidas em Lei, deve promover esses espaços de participação, fortalecendo os estudantes numa perspectiva de reconhecimento da importância desse público nas discussões de modos de vida saudáveis. Assim, buscou-se analisar o contexto de desenvolvimento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e Programa Saúde na Escola (PSE), as características metodológicas, conceituais e operacionais destas iniciativas de promoção da saúde nas escolas e as representações sobre participação juvenil e sua importância em ações de promoção da saúde na escola a partir de entrevistas com os gestores participantes dessas iniciativas. É uma pesquisa qualitativa, que por meio das pesquisas bibliográfica e documental e entrevista com atoreschave do SPE e do PSE identificou que a participação juvenil era um dos pilares do SPE, projeto cujas ações foram incorporadas ao PSE, e que o programa não fomentou essa diretriz em seus marcos legais e documentos orientadores, sendo esse um dos pontos identificados nesta pesquisa como fator que enfraquece a participação juvenil nas ações de promoção da saúde no atual programa do Governo Federal, o PSE.
Abstract
This research sought to identify how federal management promotes youth participation in health
promotion actions in schools, since health promotion advocates the involvement of all actors in
a participative and constructive process of knowledge exchange. The school, a place that
contributes to the formation of the individual, according to guidelines established by law,
should promote these spaces of participation, strengthening students in a perspective of
recognizing the importance of this public in discussions of healthy ways of life. Thus, we sought
to analyze the context of development of the Health and Prevention in Schools Project (SPE)
and Health in School Program (PSE), the methodological, conceptual and operational
characteristics of these health promotion initiatives in schools and the representations of youth
participation and its importance in health promotion actions at school based on interviews with
the managers participating in these initiatives. It is a qualitative research, which through
bibliographic and documentary research and interviews with key actors of the SPE and the PSE
identified that youth participation was one of the pillars of the SPE, a project whose actions
were incorporated into the PSE, and that the program did not foster this guideline in its legal
frameworks and guiding documents, this being one of the points identified in this research as a
factor that weakens youth participation in health promotion actions in the current Federal
Government program, the PSE.
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