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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
10 Redução das desigualdades
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AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO FAMILIAR COMO TRAÇADOR DE RESULTADOS DAS AÇÕES DE ATENÇÃO BÁSICA: UM INQUÉRITO FAMILIAR EM MANGUINHOS
Planejamento Familiar
Anticoncepção
Financiamento de Programas de Saúde
Saúde da Família
Traçador de Qualidade
Family Planning
Contraception
Health Program Finance
Family Health Program
Quality Indicators
Atenção Primária à Saúde
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Avaliação de Resultado de Ações Preventivas
Anticoncepção
Financiamento da Assistência à Saúde
Saúde da Família
Soranz, Daniel | Date Issued:
2008
Alternative title
Family planning evaluation as a results indicator for primary health care: a household survey in ManguinhosAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No Brasil, o Ministério da Saúde vem incentivando a expansão da atenção básica, tendo
como principal estratégia o saúde da família para a ampliação do acesso e coordenação
da atenção, mediante as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica .O objetivo
deste estudo foi avaliar as ações de planejamento familiar como traçador de resultados,
da qualidade da atenção básica, em duas comunidades de Manguinhos, Rio de Janeiro.
Para isto foi realizado a analise dos perfis de utilização e expectativa de uso dos
métodos anticoncepcionais, além da descrição da produção de procedimentos
relacionados ao planejamento. O desenho deste estudo considerou um inquérito
domiciliar mediante a seleção, pelo cadastro das fichas A do SIAB, de uma amostra
aleatória simples por microárea das comunidades de Mandela de Pedra e Parque
Oswaldo Cruz (n=388). O instrumento de coleta com 81 perguntas, foi aplicado a
mulheres de 15 a 49 anos. Os dados secundários utilizados foram obtidos a partir do
Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS), do Sistema de Informação Hospitalar
(SIH-SUS), e do Gerenciador de Informações Locais (GIL). A matriz elaborada para a
análise dos dados incluiu indicadores de impacto, utilização e cobertura. Entre a
população estudada, 68% das mulheres relataram usar algum método anticoncepcional;
42% a pílula; 28% a camisinha e 22% a laqueadura. Entre os indicadores de impacto, a
freqüência de gestação indesejada foi de 35%, e os abortos provocados de 8% das
gestações. Entre as mulheres que freqüentavam a escola, cerca de 20% relataram ter
parado de estudar por motivo de gravidez. Para os indicadores de utilização, é marcante
que 27% das mulheres não realizaram nenhuma consulta médica antes da escolha do
método anticoncepcional. Avaliando as ações de um programa de saúde fortemente
ligado à atenção básica, evidenciou-se uma baixa cobertura de todos os procedimentos
de planejamento familiar, com redução gradual do investimento no município do Rio de
Janeiro. Seus indicadores de resultados e de utilização demonstram a baixa efetividade
do Planejamento Familiar, e a marcante diferença de acesso em relação à renda, nos
aglomerados subnormais estudados. Ao final deste estudo foi possível estimar a oferta
necessária e o custo de procedimentos, ações e insumos na área de planejamento
familiar considerando a linha de cuidado proposta. Discutir a política de planejamento
familiar no âmbito da atenção básica, de forma a respeitar a opinião feminina,
evidenciando os problemas implicados na gênese dessa demanda, é fundamental. Desde
2000, passando pela intervenção de 2005, até os dias de hoje, a gestão municipal do Rio
de Janeiro tem mostrado pouco resultado no incremento das ações de atenção básica,
fortalecendo dessa forma, como citava Arouca, a “inampização” do SUS, com o sistema
fortemente centrado nos hospitais e a ausência de uma atenção básica resolutiva. Mudar
o modelo de atenção é o desafio que a PNAB (2006) coloca às esferas de gestão dos
municípios brasileiros, particularmente no caso deste estudo, ao município do Rio de
Janeiro, garantindo com isso, um acesso universal, longitudinal, territorializado, com
responsabilização objetiva de todas as esferas de governo.
Abstract
The Brazilian Ministry of Health has sought to expand primary health care using family
health as the main strategy to increase access to care and coordination of services
through the guidelines of the National Primary Healthcare Policy. The objective of this
study is to evaluate family planning activities as a results indicator of the quality of care
in two communities in Manguinhos, Rio de Janeiro municipality. This was done
through the analysis of use and user expectations of contraceptive methods, in addition
to the description of procedures undertaken for family planning. The design of this
study included a household survey of a random sample in the Mandela de Pedra and
Parque Oswaldo Cruz (n = 388) districts, using the A form registration of the Primary
Healthcare Information System (SIAB). The data collection tool contained 81 questions
and was given to women from 15 to 49 years. The secondary data utilized in the study
were obtained from the Outpatient Health Information System (SIA-SUS), the Hospital
Admittance Information System (SIH-SUS) and the Local Information Management
System (GIL). A matrix produced for the analysis of the data included impact, usage
and coverage indicators. In the population studied, 68% of women reported using some
form of birth control; the pill was used by 42%; condoms 28% and tubal ligation 22%.
Among the impact indicators, the frequency of unwanted pregnancies was 35% and
abortions were induced in 8% of pregnancies. Of the women that attended school, close
to 20% indicated that they dropped out due to pregnancy. In relation to service usage
indicators, it is noteworthy that 27% of women did not see a physician before choosing
a contraceptive method. In evaluating the activities of a health program so closely
linked to primary care, one sees low coverage of all family planning procedures coupled
with a gradual reduction in investments from the Rio de Janeiro municipality. The
results and usage indicators show limited effectiveness of family planning and a clear
difference in access based on income, particularly in the areas studied. At the
conclusion of this study it was possible to estimate the supply and cost of family
planning procedures, activities and inputs needed to achieve the proposed level of care.
It is essential to discuss family planning policies in the sphere of primary healthcare in
such a way that fully respects women’s opinions and the problems present since the
beginning of demand for services. Since 2000, including the initiatives of 2005 and
continuing until today, the municipal government of Rio de Janeiro has shown few
results in the implementation of effective primary healthcare. As noted by Arouca, this
has led to a kind of regression of the SUS health system towards one focused on
hospital care with an absence of effective preventive basic care as was the case under
the INAMPS. To change this model of care is the key challenge that the National
Primary Healthcare Policy (2006) places before all Brazilian municipal administrations,
particularly that of Rio de Janeiro, as the results of this study show. This is critical to
guarantee universal access to quality healthcare at all levels as is the clear responsibility
of federal, state and municipal governments.
Keywords in Portuguese
Atenção Básica à SaúdePlanejamento Familiar
Anticoncepção
Financiamento de Programas de Saúde
Saúde da Família
Traçador de Qualidade
Keywords
Primary Health CareFamily Planning
Contraception
Health Program Finance
Family Health Program
Quality Indicators
DeCS
Planejamento FamiliarAtenção Primária à Saúde
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Avaliação de Resultado de Ações Preventivas
Anticoncepção
Financiamento da Assistência à Saúde
Saúde da Família
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