Advisor | Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | |
Author | Santos, Thamyris Viana dos | |
Access date | 2022-01-05T16:47:18Z | |
Available date | 2022-01-05T16:47:18Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | SANTOS, Thamyris Viana dos. Mastofauna nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: uma análise da representatividade das espécies nativas silvestres brasileiras (PNLD 2014 e 2017). 2021. 84f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50633 | |
Abstract in Portuguese | Os livros didáticos são os principais instrumentos pedagógicos de apoio dos docentes nas escolas brasileiras, sendo a distribuição nas escolas públicas realizada de forma gratuita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A escolha do livro didático é realizada pelos professores a cada três anos e diversos estudos sobre os conteúdos presentes nesses livros vêm sendo realizados ao longo dos anos. A partir das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como a importância da contextualização dos conteúdos associados à realidade dos alunos, e dos princípios da Ecopedagogia, como a formação de um cidadão global que age localmente para impactar globalmente. A atual pesquisa teve por objetivo analisar a representatividade da Mastofauna brasileira nos livros didáticos de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), recomendados pelo PNLD (2014 e 2017). Neste estudo foram analisados 32 livros didáticos de Ciências, sendo os mesmos pertencentes as quatro coleções mais distribuídas nos PNLDs avaliados. Os mamíferos nativos foram mais representados que os mamíferos exóticos, sendo o nome popular a forma que mais apareceram nos livros analisados. Os animais exóticos tiveram sua representação de forma mais completa, incluindo nome popular, nome científico e imagem A distribuição geográfica dos mamíferos nativos presentes nesses livros é ampla, sendo a maioria pertencente a mais de 4 regiões e mais de 5 biomas brasileiros. Os mamíferos exóticos ameaçados apareceram e tiveram mais recomendações de ações e projetos de conservação quando comparados a espécies nativas. Os livros analisados em ambos os PNLDs trouxeram atividades problematizadoras, interdisciplinares e contextualizadas. Nós concluímos que os livros didáticos distribuídos nos PNLDs 2014 e 2017 permitiram que os professores de diferentes regiões brasileiras tivessem a oportunidade de escolha de um livro contextualizado com sua região de prática pedagógica, quanto à presença de exemplos de mamíferos nativos. Entretanto, se faz necessário ainda que os livros tragam esses exemplos associados aos possíveis impactos causados pela ação humana no desaparecimento dessas espécies, assim como a importância das mesmas e sua conservação, sendo necessário se pensar na construção de um livro didático baseado em uma educação para um desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Zoologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Materiais de Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mamíferos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ecopedagogia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
Title | Mastofauna nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: uma análise da representatividade das espécies nativas silvestres brasileiras (PNLD 2014 e 2017) | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2021 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | Textbooks are the main pedagogical tools used to support teachers in Brazilian schools, distributed free of charge in public schools by the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático - PNLD). The textbooks are chosen by teachers every three years and several studies on their contents have been carried out over the years. The current research aimed to analyze the representativeness of the Brazilian mammals in science textbooks used in the final years of elementary school (6th to 9 th grades) as recommended by the 2014 and 2017 PNLD from the National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN) recommendations, such as the importance of contextualizing contents associated to student realities and the principles of Ecopedagogy, including the formation of global citizens who act locally to impact globally. A total of 32 science textbooks belonging to the four most distributed collections evaluated for PNLDs, were analyzed. Native mammals were more represented than exotic mammals, with their popular names appearing more frequently in the analyzed books. Exotic animals were represented more fully, including their popular names, scientific names and images. A wide geographic distribution of native mammals present in these books was noted, with most belonging to more than 4 regions and 5 Brazilian biomes Threatened exotic mammals appeared frequently and more recommendations were presented concerning actions and conservation projects compared to native species. The books analyzed in both PNLDs brought problematizing, interdisciplinary and contextualized activities. We conclude that the textbooks distributed in the 2014 and 2017 PNLDs allowed teachers from different Brazilian regions to have the opportunity to choose a book contextualized for their pedagogical practice region regarding the presence of native mammal examples. However, books should bring these examples associated with possible human action effects in the disappearance of these species, as well as their importance and conservation, and textbook construction should be thought of based on sustainable development education. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Ensino de Ciências INEP$$2INEP | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Zoologiaeducação | pt_BR |
DeCS | Materiais de Ensino | pt_BR |
DeCS | Mamíferos | pt_BR |
DeCS | Ecopedagogia$$2INEP | pt_BR |
DeCS | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |