Advisor | Mello, Márcio Luiz | |
Author | Strattner, Victor Ramos | |
Access date | 2022-01-05T16:53:24Z | |
Available date | 2022-01-05T16:53:24Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | STRATTNER, Victor Ramos. A música na promoção da saúde : um diálogo entre performances musicais, a metodologia da pesquisa baseada em arte e a proposta de Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical. 2020. 218f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50634 | |
Abstract in Portuguese | A presente pesquisa apresenta a experiência de Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical com jovens de 14 a 17 anos no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré que consistiram em experimentar a fricção entre música e saúde, buscando compreender maneiras diversas de se promover saúde e autocuidado a partir de exercícios de sensibilização musical e prática em conjunto. Optamos pelo referencial teórico os campos da Promoção da Saúde, da Musicoterapia, CienciArte, Educação Musical e Educação Dialógica. Como metodologia, optamos pela da Art-Based Research a partir da qual desenvolvemos as Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical aliadas à metodologia de conversas com a juventude. Nas duas primeiras oficinas focamos em exercícios de sensibilização musical e prática de conjunto como um fim em si mesma. Já nas duas últimas compreendemos e aprofundamos a prática da performance como ferramenta de investigação, incorporando outras formas de abordar as temáticas, com imagens e abordagens, de fato, mais dialógicas. Buscamos a partir das quatro oficinas observar como foi se dando a criação do conhecimento a partir de uma aprendizagem inventiva e dialógica tentando ir além da binaridade saúde x doença ao praticarmos a música como possibilidade de promoção de saúde. Por intermédio das oficinas, podemos dizer que se levou aos participantes o conhecimento científico de maneira holística, nas quais teoria e prática estão entrelaçadas. Depois da segunda oficina realizamos a primeira conversa com quatro estudantes Nelas falamos com quatro estudantes de maneira mais próxima para conhecê-los, bem como a relação com a música e o que é ter saúde e, por fim, a percepção deles sobre as duas primeiras oficinas. Eles mostraram ter gostado das práticas musicais em conjunto. Na terceira e quarta oficinas produzimos uma reorientação do planejamento ao realizar as performances musicais como um veículo de pesquisa, e não como um fim estético em si mesma. Também aprofundamos o conceito da identidade sonora a partir de músicas e imagens relacionadas ao período da infância e adolescência. Após as duas últimas oficinas realizamos uma nova conversa com os mesmos estudantes e buscamos entender o impacto das vivências musicais com relação a um maior autocuidado, quais mudanças eles perceberam com o uso de imagens na relação entre música e saúde e como eles ampliaram o conceito de identidade sonora. Concluímos, a partir das análises que a música nunca é isenta de intenção nem de uma perspectiva de promoção de saúde. Por outro lado, percebemos e afirmamos a relevância da performance como ferramenta de construção de dados de pesquisa no contexto da Art-Based Research. Nas conclusões retomamos as ideias apresentadas no texto e como estas sugerem outros caminhos possíveis para a pesquisa na interface entre Música e Saúde. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Promoção da Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Música | pt_BR |
Subject in Portuguese | Musicoterapia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Musical | pt_BR |
Title | A música na promoção da saúde : um diálogo entre performances musicais, a metodologia da pesquisa baseada em arte e a proposta de Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2020 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | The current research aims at presenting the experience of the Dialogical Workshop of Musical Language with teenagers aged 14 to 17 at a Community Center for LowIncome Families. The goal is to experience the friction between music and health thus searching for new ways to understand and promote health and self-care via exercises that stimulate music awareness and practice as a group. We have opted for the theoretical frame of reference in the field of Health Promotion, Music-Therapy, CienciArte, both Music and Dialogical Education. The methodology chosen is the ArtBased Research from which we developed the Dialogical Language of Musical Workshop in conjunction with a methodology of conversations with the young kids. In the first two workshops, we focused on musical and practical sensory exercises as a means in itself. In the last two ones, we understood and further developed the performance practice as an investigative tool, adding new ways to approach the topics, using images, and, in fact, more dialogical approaches. We observed, based on the four workshops, how the creative process unfolded from and inventive and dialogical learning approach. By using music as a means of promoting health, we were not stuck on the binary concept of health x disease. We managed to give our participants through the workshops the scientific knowledge from a holistic perspective in which theory and practice are intertwined. After the second workshop, we set up the first talk with four students We established a close rapport with them to get to know them, to understand how they relate to music, to see how they perceive health, and eventually their perception of the first two workshops. They were keen on practicing music as a group. In the third and fourth workshops, we managed to come up with a reorientation of the planning by doing the musical performance as a research vehicle and not an aesthetic end in itself. We also further developed the concept of the sound´s identity by establishing a link between music and images from their childhood and adolescence. After having the third and fourth workshops, we talked to the same students to find out how the last two workshops affected them in terms of self care, the changes they became aware of once images were used to link music and health, and how their concept of the sound´s identity had expanded. Based on the analysis we performed, we concluded that music is not exempt neither of intention nor from a health promotion perspective. On the other hand, we realize and are able to state the relevance of performance as a tool to build the research data in the Art-Based Research context. We conclude by resuming the ideas presented in the text and how they suggest other possible avenues for research and interface between Music and Health. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Promoção da Saúde | pt_BR |
DeCS | Música | pt_BR |
DeCS | Musicoterapia | pt_BR |
DeCS | Educação Musical$$2INEP | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |