Advisor | Costa, Clélia Christina Mello-Silva Almeida da | |
Author | Ramos, Fernanda Campello Nogueira | |
Access date | 2022-03-03T21:24:25Z | |
Available date | 2022-03-03T21:24:25Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | RAMOS, Fernanda Campello Nogueira. Mergulho na nuvem: formação continuada em ferramentas digitais para profissionais de educação no âmbito do ensino remoto devido ao Covid-19. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51538 | |
Abstract in Portuguese | Mudanças no modelo de ensino foram urgentes e necessárias, devido ao isolamento físico imposto pela pandemia de COVID-19. O ensino remoto emergencial e/ou ensino híbrido foi a realidade da maioria das instituições de ensino nos últimos dois anos. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo contribuir para a formação continuada de profissionais de educação em ferramentas digitais para adaptação ao ensino remoto emergencial, devido ao Covid-19. O presente trabalho apresentou o seguinte percurso metodológico: criação de dois ambientes educativos intitulados Mergulho na Nuvem em plataforma digitais diferentes, no grupo de Facebook® e na Plataforma CHA para educadores® (Campus virtual da Fundação Oswaldo Cruz). Nesses ambientes foram oferecidas seis oficinas pedagógicas online, com fórum de interação e grupo virtual de convivência. As oficinas foram usadas como estratégias pedagógicas para os educadores construírem novas competências e habilidades tecnológicas, a partir da prática em ferramentas digitais e discussão de possíveis usos em sala de aula. Para análises dos resultados recorreu-se ao uso da Netnografia e da Análise de Discurso Mediada pelo Computador (ADMC). Participaram das oficinas, 37 profissionais no Facebook e 38 na Plataforma CHA para Educadores Quanto à responsividade dos questionários de avaliação das oficinas percebeu-se maior número de comentários nas oficinas realizadas no Facebook (11) do que nas realizadas pela Plataforma CHA para Educadores (6), mas os usuários de ambos os espaços relataram estar muito satisfeitos, conforme observado nos comentários sobre o uso da tecnologia em suas atividades laborais. Os temas que mais agradaram os educadores nas plataformas usadas foram Documentos Google® e aplicativos de uso educacionais, respectivamente. Em relação ao engajamento (interação) nos espaços virtuais, observou-se que no Facebook, os participantes foram mais ativos com 35 publicações, 65 comentários e 220 reações. Conclui-se que as oficinas propostas foram eficazes na introdução do uso das ferramentas digitais no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia, mas os educadores formais e não formais precisam estar preparados para as mutações tecnológicas cada vez mais frequentes. Sugerimos uma formação permanente no tema com o aperfeiçoamento dos ambientes educacionais e um assessoramento pedagógico personalizado para proporcionar mudanças significativas no uso e na criação de indicadores de impacto das ferramentas digitais na aprendizagem significativa | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Competências profissionais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tecnologias digitais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Análise de discurso mediado por computador | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação continuada | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino remoto | pt_BR |
Title | Mergulho na nuvem: formação continuada em ferramentas digitais para profissionais de educação no âmbito do ensino remoto devido ao Covid-19 | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2021 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Abstract | Changes in the teaching model were emergent and necessary due to the physical isolation imposed by the COVID-19 pandemic. Emergency remote teaching and/or hybrid teaching has been the reality in most educational institutions in the last two years. In this context, the present research aimed to contribute to the continuing education of education professionals in digital tools for adapting to emergency remote teaching due to COVID-19. The present work presented the following methodological path: the creation of two educational environments called Dive in the Cloud in different digital platforms, in the Facebook® group and the other in the CHA Platform for educators® (Virtual Campus of the Oswaldo Cruz Foundation). In these environments, six online pedagogical workshops were offered, with an interaction forum and a virtual group for socializing. The workshops were used as pedagogical strategies for educators to build new technological competencies and skills, from practice in digital tools and discussion of possible uses in the classroom. For the analysis of the results we used Netnography and Computer Mediated Discourse Analysis (CMDA). The workshops were attended by 37 professionals on Facebook and 38 on the CHA Platform for Educators As for the responsiveness of the workshop evaluation questionnaires, we noticed a higher number of comments in the workshops held on Facebook (11) than in those held in the CHA Platform for Educators (6), but users of both spaces reported being very satisfied, as observed in comments about the use of technology in their work activities. The most topics that they liked in platforms used were Google® Documents and educational applications, respectively. Regarding engagement (interaction) in the virtual spaces, it was observed that on Facebook, the participants were more active with 35 posts, 65 comments and 220 reactions. We conclude that the proposed workshops were effective in introducing the use of digital tools for the development of the teaching-learning process in times of pandemic, but formal and non-formal educators need to be prepared for the increasingly frequent technological mutations. We suggest a permanent training on the subject with the improvement of educational environments and personalized pedagogical advice to provide significant changes in the use and creation of indicators of impact of digital tools in significant learning | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | |
Member of the board | Belo, Mariana Soares da Silva Peixoto | |
Member of the board | Stortti, Marcelo Aranda | |
Member of the board | Souza, Mariana Conceição de | |
Member of the board | Oliveira, Maria de Fátima Alves de | |
DeCS | Tecnologia Digital | pt_BR |
DeCS | Competência Profissional | pt_BR |
DeCS | Análise de Discurso | pt_BR |
DeCS | Ensino Pela Internet | pt_BR |