Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51615
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM E O MUNDO DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM SOBRE AS DIMENSÕES DE SUA FORMAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO EM DIFERENTES CONTEXTOS E DIANTE DA COVID-19.
Currículo
Formação Profissional
Pandemias
Infecções por Coronavírus
Educação Técnica em Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
COVID-19
Almeida, Neidna Raíssa Soeiro de | Date Issued:
2021
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Foi realizada a investigação das percepções dos técnicos em enfermagem quanto às dimensões de sua formação no mundo do trabalho em diferentes contextos e diante do enfrentamento da Covid-19. Para alcançar o apresentado, inquiriu-se os participantes quanto às suas percepções, quanto à presença de ferramentas, no seu processo de ensino-aprendizagem, que propiciaram a construção crítica do conhecimento e os seus desdobramentos para o mundo do trabalho. Além, de compreender, como a formação técnica em enfermagem se articula com a realidade social vigente, destacando a sua atual dimensão: formação versus trabalho e a pandemia do novo coronavírus. Foram aplicados 32 questionários semiestruturados e realizadas 12 entrevistas, além de analisar 03 (três) currículos de formação, dos técnicos em enfermagem, fase de análise documental. Os participantes foram selecionados pelo critério de amostragem intencional do tipo Bola de Neve (snowball sampling). Foram largamente utilizados durante o estudo, os meios digitais, tendo em vista que viabilizaram a execução da pesquisa de campo e documental, em meio ao estado pandêmico atual. As categorias encontradas no presente estudo: - Condições de trabalho; - A falta de valorização profissional; - A nova rotina de trabalho em meio à linha de frente da Covid-19; - O sentimento de altruísmo e a satisfação em atuar na área de enfermagem; - A biossegurança em meio à linha de frente da Covid-19: acesso aos EPI 's, preocupações e dificuldades; - A percepção da necessidade de aperfeiçoamento e atualização dos conteúdos teóricos e práticos; - As lacunas do processo de ensino-aprendizagem descontextualizado das condições de trabalho; - As consequências das deficiências da formação técnica em enfermagem, no campo do trabalho e em meio a pandemia do novo coronavírus; - A importância de uma infraestrutura de qualidade para a formação técnica em enfermagem. Os achados revelaram a necessidade de elaborar coletivamente, uma Matriz Curricular NNacional, para o ensino técnico em enfermagem; é preciso aprimorar os estudos de campo sobre a formação técnica em enfermagem, prezando pelo diálogo com egressos, professores e envolvendo a infraestrutura dos cursos. Seria interessante a criação de um instrumento sistematizado, para direcionar a avaliação e a construção de currículos, na área técnica em saúde, no sentido da politecnia e omnilateralateralidade, incluindo os processos de trabalho, de cada área. A conclusão da pesquisa apontou ainda, que os trabalhadores consideraram a sua formação técnica em enfermagem como insuficiente, quanto à correspondência com a práxis, complexa, desse trabalho em saúde. Outrossim, não compreendeu as particularidades dos processos de trabalho desse campo. É então imperioso o trabalho em prol do aperfeiçoamento e atualização dessa formação, a qual requer o surgimento de novas possibilidades nos processos de ensino-aprendizagem, e que considere a riquíssima e recente experiência do enfrentamento à Covid-19. Ainda, sobre esse contexto pandêmico, deve-se considerar atualizações importantes nas políticas de educação permanente, quanto à biossegurança, oriundas das experiências multifacetadas e complexas reveladas nesse período, além da necessidade de atenção quanto à políticas públicas voltadas aos trabalhadores técnicos em enfermagem, os quais podem ter o prolongamento ou agravamento, de danos à saúde, no pós-pandemia, especialmente, na área de saúde mental.
Abstract
The research project aimed to investigate the perceptions of nursing technicians regarding the dimensions of their training in the world of work in different contexts and facing Covid 19. To achieve the proposed, participants were asked about their perceptions, regarding the presence of tools, in their teaching-learning process, which provided the critical construction of knowledge and its consequences for the world of work. In addition, understanding how technical training in nursing is articulated with the current social reality, highlighting its current dimension: training versus work and the new coronavirus pandemic. 32 semi-structured questionnaires were applied and 12 interviews were carried out, in addition to analyzing 03 (three) training curricula of nursing technicians, in the document analysis phase. Participants were selected by the intentional sampling criterion of the Snowball type (snowball sampling). Digital media were widely used during the study, considering that they made it possible to carry out field and documentary research in the midst of the current pandemic state. They are: - Working conditions; - Lack of professional development; - Covid-19's new front-line work routine; - The feeling of altruism and satisfaction in working in the nursing field; - Biosecurity among Covid-19's frontlines: access to PPE's, concerns and difficulties; - The perception of the need for improvement and updating of theoretical and practical contents; - The gaps in the teaching-learning process decontextualized from working conditions; - The consequences of deficiencies in technical training in nursing, in the field of work and in the midst of the new coronavirus pandemic; - The importance of a quality infrastructure for technical training in nursing. The findings revealed the need to collectively prepare a national Curriculum Matrix for technical education in nursing; it is necessary to improve field studies on technical training in nursing, valuing the dialogue with students, professors and involving the infrastructure of the courses. The findings revealed the need to collectively prepare the national Curriculum Matrix for technical education in nursing; it is necessary to improve field studies on technical training in nursing, valuing the dialogue with students, teachers and the infrastructure of the courses. It would be interesting to create a systematized instrument to guide the assessment and construction of curricula, in the technical area of health, in the sense of polytechnics and omnilateralism, including the work processes of each area. The conclusion of the research also pointed out that the workers considered their technical training in nursing as insufficient, in terms of correspondence with the complex praxis of this work in health. Also, he did not understand the particulars of the work processes in this field. It is therefore imperative to work towards the improvement and updating of this training, which requires the emergence of new possibilities in the teaching-learning processes, and which takes into account the very rich and recent experience of confronting Covid-19. Also, regarding this pandemic context, important updates in permanent education policies regarding biosafety should be considered, arising from the multifaceted and complex experiences revealed in this period, in addition to the need for attention to public policies aimed at nursing workers, which they may have an extension or aggravation of damage to health, not post-pandemic, especially in the area of mental health.
Keywords in Portuguese
Educação em EnfermagemCurrículo
Formação Profissional
Pandemias
Infecções por Coronavírus
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação Técnica em Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
COVID-19
Share