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Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesMetadata
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COMPETÊNCIAS CULTURAIS NA ATENÇÃO DIFERENCIADA REALIZADA PELO ENFERMEIRO NA SAÚDE INDÍGENA
Grupo com Ancestrais Nativos do Continente Americano
Índios Sul-Americanos
Enfermagem
Diogo, Ana Carolina Araújo | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
As populações indígenas, povos originários do território brasileiro, possuem sistemas de
saberes singulares, línguas próprias e modos de organização político-sociais específicos.
Nesse contexto, o sub sistema de saúde indígena, parte integrante do Sistema Único de Saúde,
se define como um campo de atuação que está inserido na saúde coletiva, e tem como
característica marcante a interculturalidade. O objetivo deste estudo foi discutir as
competências culturais necessárias para oferta da atenção diferenciada pelo enfermeiro na
saúde indígena. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa
exploratória realizada através de busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do
Caribe em Ciências da Saúde e Base de dados em Enfermagem. Como principais resultados
encontramos que os enfermeiros que possuem competência cultural tornam sua comunicação
mais eficaz, apresentando melhor apreciação cultural e aquisição de conhecimentos
relacionados às práticas de saúde de diversas culturas. Na produção do cuidado ao indígena,
os trabalhadores de enfermagem se deparam, constantemente, com concepções distintas
daquelas que permeiam o modelo de saúde clássico das sociedades ocidentais, situações que
demandam a mobilização de conhecimentos transdisciplinares para os quais frequentemente
não são prepararados. As principais dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros foram
questões culturais, de comunicação, acesso geográfico e aceitação dos profissionais pela
população indígena. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem, se
destacam as condições de trabalho precárias. Por fim, a partir do conceito de atenção
diferenciada, discute-se a relevância de compartilhar experiências situadas, como estratégia de
educação permanente no contexto da saúde indígena, a fim de possibilitar o reconhecimento
de dificuldades semelhantes e promover intercâmbios de saberes na equipe multiprofissional.
Abstract
Indigenous populations, indigenous peoples of the Brazilian territory, have unique knowledge
systems, their own languages and specific political and social modes of organization. In this
context, the indigenous health sub-system, an integral part of the Unified Health System, is
defined as a field of action that is inserted in collective health, and has as its striking feature
interculturality. The aim of this study was to discuss the cultural competences needed to offer
differentiated care by nurses in indigenous health. The methodology used was literature
review. This is an exploratory research conducted through searching the Latin American and
Caribbean Health Sciences and Nursing Database databases. As main results we found that
nurses who have cultural competence make their communication more effective, presenting
better cultural appreciation and knowledge acquisition related to health practices of different
cultures. In the production of indigenous care, nursing workers are constantly confronted with
different conceptions from those that permeate the classical health model of Western
societies, situations that demand the mobilization of transdisciplinary knowledge for which
they are often not prepared. The main difficulties experienced by nurses were cultural issues,
communication, geographical access and acceptance of professionals by the indigenous
population. Among the difficulties faced by nursing professionals, precarious working
conditions stand out. Finally, based on the concept of differentiated care, the relevance of
sharing situated experiences, as a strategy for continuing education in the context of
indigenous health, is discussed, in order to enable the recognition of similar difficulties and
promote the exchange of knowledge in the multiprofessional team.
DeCS
Saúde de Populações IndígenasGrupo com Ancestrais Nativos do Continente Americano
Índios Sul-Americanos
Enfermagem
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