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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52609
EDUCAÇÃO DO CAMPO: COMPARTILHANDO SABER E CULTURA NA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO MARIA NAZARÉ DE SOUSA, NO ASSENTAMENTO MACEIÓ
Cavalcante, Lucilene Lemos | Date Issued:
2021
Author
Coordinator(s)
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “EDUCAÇÃO DO
CAMPO: COMPATILHANDO SABER E CULTURA NA EXPERIÊNCIA DA
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO MARIA NAZARÉ DE SOUSA, NO
ASSENTAMENTO MACEIÓ”, destaca a importância da luta pela educação
afirmada pelo MST, em que a Escola é mais que Escola, quando a educação
está vinculada a um projeto político que tem como proposta o campo como
um lugar de vida e os povos do campo como sujeitos. Este trabalho tem
como objetivo sistematizar as experiências educativas de educação e saúde
desenvolvida na Escola de Ensino Médio do Campo Maria Nazaré de Sousa,
no ano de 2018. Para atender esse propósito, foi necessário analisar o
projeto educativo promovido na escola junto à comunidade escolar e suas
nuances com as práticas de saúde e educação popular, identificando as
ações realizadas na escola em perspectiva da promoção do saber popular
existente no território. A pesquisa foi feita por meio de vivência intensiva na
escola, com observações do processo, principalmente na luta permanente
pela efetivação do projeto da educação do campo dentre as contradições do
estado.
Abstract
The present course conclusion work entitled “CAMPO EDUCATION: SHARING KNOWLEDGE AND CULTURE IN THE EXPERIENCE OF CAMPO MARIA NAZARÉ DE SOUSA SCHOOL, IN THE MACEIÓ SETTLEMENT”, highlights the importance of the struggle for education stated by the MST, in which the School is more than School, when education is linked to a political project that proposes the countryside as a place of life and the peoples of the countryside as subjects. This work aims to systematize the educational experiences of education and health developed at the Campo Maria Nazaré de Sousa High School, in 2018. To meet this purpose, it was necessary to analyze the educational project promoted at school with the school community and its nuances with the practices of health and popular education, identifying the actions carried out in the school with a view to promoting popular knowledge existing in the territory. The research was done through intensive experience at school, with observations of the process, mainly in the permanent struggle for the realization of the rural education project among the contradictions of the state.
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