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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54360
PERCURSOS FORMATIVOS NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CAMPO DA SAÚDE MENTAL
Scafuto, June Corrêa Borges | Date Issued:
2017
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo consiste em uma análise exploratória do Projeto “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial”. A pesquisa investigou se essa estratégia foi capaz de provocar mudanças no processo de trabalho em saúde mental, sob a perspectiva da atenção psicossocial. Apontou, ainda, as principais mudanças identificadas pelos participantes, bem como as potencialidades e dificuldades do projeto. O estudo baseou-se nos dados dos sistemas de informação do Ministério da Saúde e em questionários respondidos pelos participantes, configurando um estudo de métodos mistos, em duas dimensões: a primeira, qualitativa, é um estudo de frequências dos procedimentos registrados pelos Centros de Atenção Psicossocial. Para essa dimensão fez-se uso da estatística descritiva. A segunda, qualitativa, constituiu-se pela análise dos questionários respondidos pelos participantes. O material foi examinado com base na análise de conteúdo temática e nos pressupostos teóricos da atenção psicossocial e da educação permanente. Ao todo, a pesquisa envolveu 86 Redes e 253 participantes. Os achados mostram que o Projeto foi, de fato, capaz de proporcionar mudanças no processo de trabalho das equipes, a partir da incorporação de diferentes ações do campo da atenção psicossocial, da diversificação de estratégias de cuidado e de dispositivos da Rede, bem como sua integração. O projeto contribui também para a desconstrução do estigma e preconceito e para uma nova perspectiva acerca dos processos de desinstitucionalização e cuidado em liberdade, além de despertar os trabalhadores para as questões ético-políticas do campo, produzindo militância. Entre os desafios estão a duração, distância da família, adaptação, financiamento, pouco envolvimento dos usuários, poucos momentos de debate e visitas superficiais. As potencialidades identificadas são as trocas de experiências, imersão nos serviços, convivência, diversidade e pluralidade dos participantes, oportunidade de conhecer novas práticas, serviços e seu funcionamento. Além disso, o projeto contribuiu para amadurecimento profissional dos participantes, segurança na atuação nos serviços e proporcionou o reconhecimento da importância do próprio trabalho.
Abstract
This study is an exploratory analysis on the Project "Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial". The research investigated whether the Project was able to incite changes in the work process in mental health services, from the perspective of psychosocial care. It also pointed out the main changes identified by its participants, as well as the project’s main potentialities and difficulties. The study was based on data from the Ministry of Health’s information systems and on questionnaires answered by the participants, forming a hybrid method study, in two dimensions: the first, qualitative, is a study of the frequencies of the procedures registered by the Psychosocial Care Centers. For this dimension, descriptive statistics procedures were used. The second, qualitative, consisted of the analysis of the questionnaires answered by the participants. The material was examined based on the analysis of thematic content and the theoretical premises of psychosocial care and permanent education. In all, the research involved 86 mental health networks and 253 participants. The findings show that the Project was, in fact, able to provide changes in the work process, with the incorporation of different actions in the field of psychosocial care, diversification of strategies and services, as well as their integration. The project also contributes to the deconstruction of stigma and prejudice and to a new perspective on the processes of deinstitutionalization and treatment in liberty, as well as awakening the workers to the ethical-political issues of the field, generating activism. Among the challenges, there is duration, distance from family, adaptation, funding, little user’s involvement, few moments for debate and superficial visits. The potentialities identified are the exchange of experiences, immersion in services, conviviality, diversity and plurality of participants, opportunity to learn about new practices, services and their operation. In addition, the project contributed to the participants professional development, sense of security in their practices, and recognition of the importance of their own work.
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