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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54441
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
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SOMENTE SEI QUE É UM DIREITO: PERCORRENDO CAMINHOS DO ACESSO À INFORMAÇÃO E À SAÚDE DOS USUÁRIOS DO SUS NO DISTRITO FEDERAL
Acesso à informação
Comunicação em saúde
Direito à saúde
Macêdo, Dayane Adorno | Fecha del documento:
2022
Autor
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
Este estudo analisou como o acesso à informação interfere na garantia do direito à saúde dos usuários do SUS no contexto do Distrito Federal. A pesquisa teve como objetivo identificar as barreiras enfrentadas para obter informações necessárias para acessar os serviços de saúde. Além disso, buscou compreender como os usuários percebem a relação entre acesso à informação e direito à saúde e fazer análise de como esta relação interfere na integralidade do cuidado prestado aos usuários. Utilizamos uma abordagem qualitativa por meio da construção das Trajetórias Assistenciais de pessoas acometidas por condições crônicas na sua experiência de adoecimento e por meio de suas narrativas, explicitamos obstáculos enfrentados cotidianamente para acessar a rede de serviços de saúde, apontando um padrão de inacessibilidade desde os atendimentos da APS e durante o percurso para a continuidade do cuidado nos serviços de atenção especializada. Desta forma, evidenciamos a importância do cidadão no processo de gestão do SUS e no conhecimento dos seus direitos. Portanto, o conhecimento precário ou ausente impede o indivíduo de realizar as escolhas mais adequadas para a sua necessidade, e com isso a informação pode determinar a lacuna entre a oportunidade de utilização e a real utilização dos serviços de saúde.
Resumen en ingles
This study analyzed how the information access interferes with the rights health guarantee of SUS users in the Distrito Federal context. The research had a purpose to identify the barriers faced to obtaining the necessity of information to access health services. Furthermore, it has searched to comprehend how users realize the relationship between information access and the right to health and doing analysis on how this relationship interferes with the integrity of care provided to users. We have used a quality approach through assistance trajectories building of people affected by chronic conditions on their experiences of becoming sick and their narratives and clarified the obstacles faced daily to access the health service network, pointing to an inaccessibility standard from the APS services and during the path to the care continuation on specialized attention services. As a result, we confirmed the importance of citizens on the management process of SUS also on knowledge of their rights. Therefore, the fragile or missing knowledge impedes people to make more adequate choices for their necessities, hence the information may determine the gap between the opportunity of use and the real use of health services.
Palabras clave en portugues
Acesso aos serviços de saúdeAcesso à informação
Comunicação em saúde
Direito à saúde
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