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- COC - Artigos de Periódicos [1197]
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O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente texto objetiva-se em relatar uma atividade desenvolvida no Instituto Federal Goiano – Câmpus Avançado Catalão, que teve como princípio a problematização de um contexto trazido pelos próprios estudantes do ensino médio. O trabalho surgiu em duas aulas conjuntas das disciplinas de Química e Sociologia, quando os docentes oportunizaram espaços para a dialogicidade em sala de aula. A intenção inicial das aulas foi dar vozes aos estudantes para que eles tivessem participação ativa nas aulas ministrada pelos professores. Percebemos que os estudantes são receptivos a práticas em que eles são os protagonistas da atividade. No entanto, talvez a grande dificuldade diz respeito ao fato de superarmos um paradigma que vem a séculos existindo na escola: (re)adaptar as nossas práticas a partir dos questionamentos trazidos pelos estudantes.
Abstract
The present text aims to report an activity developed at the Instituto Federal Goiano – Advanced Catalão Campus, whose principle was the problematization of a context brought by the high school students themselves. The work emerged in two joint classes of the disciplines of Chemistry and Sociology, when the professors created opportunities for dialogicity in the classroom. The initial intention of the classes was to give voices to the students so that they had an active participation in the classes taught by the teachers. We noticed that students are receptive to practices in which they are the protagonists of the activity. However, perhaps the greatest difficulty concerns the fact that we overcome a paradigm that has existed at school for centuries: (re)adapting our practices from the questions raised by students.
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