Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54825
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
Show full item record
A TRANSCENDÊNCIA VIRTUAL: UM ESTUDO SOBRE OS DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO PROATIVA E EMANCIPADORA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Formação Continuada
Multiplicadores de Visat
Ambientes Digitais
Dispositivos Pedagógicos
Transcendência Virtual
Formação Proativa e Emancipadora
Continuing Education in Visat
Visat Multipliers
Digital Environments
Virtual Transcendence
Pedagogical Devices
Proactive and Emancipatory Training
Educação Continuada
Internet
Redes Sociais Online
Interface Usuário-Computador
Maio, Isabella de Sousa | Date Issued:
2022
Alternative title
The virtual transcendence: a study on pedagogical devices that assist in proactive and emancipatory training in workers health surveillanceAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a contribuição das mídias educativas do espaço pedagógico virtual Blog Multiplicadores de Visat. Os multiplicadores, usuários deste espaço, são agentes formadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), capacitados como instrutores na formação de profissionais de espaços públicos vinculados à vigilância. Trata-se de uma formação continuada proativa e emancipatória, antes e durante a pandemia de Covid-19. Seus objetivos específicos buscam identificar e sistematizar os conteúdos das mídias educativas do Blog; conhecer a percepção dos usuários quanto às características de atratividade, amigabilidade, fortalecimento e manutenção de vínculos e elaborar recomendações para o aprimoramento deste ambiente virtual. Apresenta a questão da saúde dos trabalhadores como um marco civilizatório para a garantia de direitos humanos e fundamentais para todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. A pesquisa ressalta o Blog como um espaço de transcendência virtual que possibilita a reflexão dos usuários para a concretização de uma prática engajada e libertadora de vigilância. Pretende alcançar, em última instância, a utopia almejada pelo campo da saúde do trabalhador: a autonomia e proatividade da classe trabalhadora, em matéria de saúde no mundo do trabalho. A pesquisa busca mostrar a importância da formação continuada em saúde do trabalhador e seu potencial emancipatório, considerando a necessidade de manter e aprimorar vínculos entre os profissionais que atuam na Visat. Além disso, ressalta a importância da ação proativa do projeto, que convoca as pessoas a utilizarem e participarem deste espaço virtual, possibilitando o intercâmbio de saberes de forma ativa e dialógica na intervenção dos serviços de Visat. A metodologia utilizada conta com uma revisão bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário e a constituição de quatro grupos focais com o objetivo de aprofundar as questões trazidas no questionário e as reflexões sobre o objeto da pesquisa.
Abstract
This master's dissertation analyzes the contribution of educational media to the virtual pedagogical space Blog Multiplicadores de Visat. The multipliers, users of this space, are agents in Workers’ Health Surveillance (Visat), as instructors in the training of professionals in public spaces linked to surveillance. It is a proactive and emancipatory continuing education, before and during the Covid-19 pandemic. Its specific objectives seek to identify and systematize the contents of the Blog's educational media; recogize the users' perception regarding the characteristics of attractiveness, friendliness, strengthening and maintenance of bonds aiming recommendations for the improvement of this virtual environment. It presents the issue of workers' health as a civilizing framework for the guarantee of human and fundamental rights for all brazilian workers. The research emphasizes the Blog as a space of virtual transcendence that allows the reflection of users for the realization of an engaged and liberating practice of surveillance. Ultimately, it intends to achieve the utopia desired by the field of workers' health: the autonomy and proactivity of the working class in terms of health in the work’s world. The research seeks to show the importance of continuing education in workers’ health and its emancipatory potential, considering the need to maintain and improve bonds between professionals working at Visat. In addition, it emphasizes the importance of the project's proactive action, which invites people to use and participate in this virtual space, enabling the exchange of knowledge in an active and dialogic way in the intervention of Visat services. The methodology used a bibliographic and documental review, in addition to the application of a questionnaire and the constitution of four focus groups with the objective of deepening the questions raised in the questionnaire and the reflections on the object of the research.
Keywords in Portuguese
Vigilância em Saúde do TrabalhadorFormação Continuada
Multiplicadores de Visat
Ambientes Digitais
Dispositivos Pedagógicos
Transcendência Virtual
Formação Proativa e Emancipadora
Keywords
Surveillance of the Workers HealthContinuing Education in Visat
Visat Multipliers
Digital Environments
Virtual Transcendence
Pedagogical Devices
Proactive and Emancipatory Training
DeCS
Vigilância em Saúde do TrabalhadorEducação Continuada
Internet
Redes Sociais Online
Interface Usuário-Computador
Share