Advisor | Stotz, Eduardo Navarro | |
Advisor | Baptista, Darcílio Fernandes | |
Author | Leda, Luciana Ribeiro | |
Access date | 2022-10-14T16:55:31Z | |
Available date | 2022-10-14T16:55:31Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | LEDA, Luciana Ribeiro. Metodologia da problematização e avaliação formativa em um curso de monitoramento biológico da água de rios no município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. 2008. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55147 | |
Abstract in Portuguese | O estudo analisa a experiência pedagógica da autora como professora de um curso de capacitação para o biomonitoramento das águas de rio no município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), com base nas avaliações feitas pelos alunos e na avaliação externa a ela. O curso, organizado sob a forma modular, envolveu 23 agentes volutarios dos gêneros masculino e feminino de diversas faixas etárias e escolarização durante um ano (2006 a 2007), somando-se o período do curso e do pós-curso. O objetivo do estudo foi o de avaliar o processo de ensino-aprendizagem baseado na metodologia da problematização usada no curso de monitoramento biológico da água de rios. Para isto, foi encaminhado um processo de avaliação da visão/opinião do grupo de agentes comunitários sobre o processo pedagógico. A metodologia da problematização foi oferecida aos alunos na forma de problemas identificados a partir da observação da realidade do município, com a tentativa de seu desvendamento para tentar transformá-la. Ao final de cada modulo e do curso foi aplicado questionário individual semi-estruturado. A metodologia utilizada para categorizar e analisar as avaliações do processo de ensino-aprendizagem foi a “Análise de Conteúdo” descrita por Bardin (1977). Os resultados do estudo apontaram para uma crescente criticidade dos alunos sobre seu processo de construção do conhecimento, a partir de concepções prévias, acerca dos problemas hídricos do município. A metodologia da problematização propiciou essa avaliação formativa dos alunos. A análise dos questionários individuais de avaliação do curso propiciou a constatação de que a transposição didática do método cientifico para a sala de aula requer cuidados, principalmente no momento da formulação da hipótese. Neste mesmo processo analítico, tomou-se consciência de que a metodologia da problematização deve dialogar com a aprendizagem baseada em problemas. Na experiência de Engenheiro Paulo de Frontin, o professor atuou como representante de instituição de ensino e pesquisa, apresentando-se como mediador entre a sociedade civil e o poder do nível local. Frente a problemas ambientais como os identificados na experiência do curso de biomonitoramento, bem como as dificuldades da participação política no nível local, recomenda-se a ampliação da comunidade de pesquisadores científicos de pares com a inclusão da sociedade civil na área de abrangência da bacia hidrográfica que, no caso em estudo, envolveria os municípios de Paulo de Frontin, Paracambi e Jáperi. Destaca-se a importância da educação cientifica envolver a organização de redes de conhecimento no campo científico, almejando a melhora dos problemas hídricos locais e o abastecimento de uma comunidade ampliada de pares crítica e autônoma | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Avaliação formativa | en_US |
Subject in Portuguese | Metodologia da problematização | en_US |
Subject in Portuguese | Biomonitoramento da água de rios | en_US |
Subject in Portuguese | Agentes ambientais | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de biociências e saúde | en_US |
Title | Metodologia da problematização e avaliação formativa em um curso de monitoramento biológico da água de rios no município de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ | en_US |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2008 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Abstract | The study analyses the pedagogic experience of the author as teacher of a training course for the freshwater biomonitoring in the local council Engenheiro Paulo de Frontin (Rio de Janeiro), based on the evaluations made by the students and on the external evaluation of it. The course is organized under the modular form, involving 23 volunteers of the masculine and feminine types of several age groups, and schooling during one year (2006 to 2007), adding the course and the powders-courses period. The objective of the study was to evaluate the process of teaching-apprenticeship based on the methodology of the problematization used on the course of freshwater biomonitoring. For that, there was directed a process of evaluation of the vision/opinion of the communitarian agents group on the pedagogic process. The methodology of the problematization was offered to the students in the form of identified problems from the observation of the real fact of the local council, with the attempt of it’s unveiling to try to transform it. At the end of each module and of the course, an individual semi-structured questionnaire was applied. The methodology used to categorize and analyze the evaluations of the process of teaching-apprenticeship was the “Analysis of Content” described by Bardin (1977). The results of the study pointed to a growing criticality of the students about their construction process of the knowledge, from prior conceptions, about the water problems of the local council. The methodology of the problematization favored this formative evaluation of the students. The analysis of the individual questionnaires of evaluation of the course favored the observation of which the educational transposition of the scientific method for the classroom formulates a petition taken care, principally at the moment of the formulation of the hypothesis. In the same analytical process, conscience was taken of that the methodology of the problematization must talk to the apprenticeship based on problems. In the experience of Engenheiro Paulo de Frontin, the teacher acted like representative of institution of teaching and research, presenting itself as a mediator between the civil society and the power in the local level. Facing environmental problems as the identified ones in the experience of the biomonitoring’s course, as the difficulties of the political participation in the local level, it’s recommended the enlargement of the community of scientific investigators of couples with the inclusion of the civil society in the area range of the hydrological basin that, in the case in study, would involve the local authorities of Paulo de Frontin, Paracambi and Japeri. There stands out the importance of the scientific education to involve the organization of knowledge networking on the scientific field, longing the improvement of the local water problems and the establishment of an extensive, critical and autonomous community of couples | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Formative evaluation | en_US |
Subject | Methodology of the problematization | en_US |
Subject | Biomonitoring of freshwater | en_US |
Subject | Environmental agents | en_US |
Subject | Teaching of biosciences and health | en_US |
Member of the board | Fontoura, Helena Amaral da | |
Member of the board | Félix, Márcio Eduardo | |
Member of the board | David, Helena Maria Scherlowski Leal | |
DeCS | Monitoramento da Água | en_US |
DeCS | Rios | en_US |
DeCS | Monitoramento Ambiental | en_US |
DeCS | Ensino de Ciências | en_US |