Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida | |
Director | Vasconcellos-Silva, Paulo Roberto | |
Autor | Gonzalez, Thiago de Souza | |
Fecha de acceso | 2022-10-14T17:07:15Z | |
Fecha de disponibilización | 2022-10-14T17:07:15Z | |
Fecha de publicación | 2021 | |
Referencia | GONZALEZ, Thiago de Souza. A Arte em Papéis virtuais: análise dos Desenhos de Crianças (5 – 12 anos) sobre a Pandemia de COVID-19 da Campanha "Sentimentos no Papel" (2020) da Unicef Brasil. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55149 | |
Resumen en Portugués | Estamos vivendo em tempos pandêmicos e caóticos de drásticas mudanças sociais no Brasil e no mundo, que tiveram início em março de 2020 e permanecem neste ano de 2021. Neste difícil momento, precisa-se dar especial atenção às crianças e os grupos vulneráveis, que sofrem com as desigualdades sociais brasileiras e que apresentam maiores dificuldades de expressar seus temores em relação a como essas mudanças afetam e continuam afetando suas vidas. Por meio da arte, é possível para as crianças manifestarem, mais facilmente que por palavras, sentimentos relacionados a este período complicado que atravessamos. Assim, buscamos relacionar a arte com a realidade, analisando expressões culturais estimuladoras do emocional, cognitivo e psicológico na sociedade a partir da escuta da expressão infantil, através de uma de suas atividades favoritas, o desenho, na tentativa de compreender como este período afeta as crianças. Dessa forma, analisamos e observamos os desenhos e os apontamentos nos discursos enviados por vídeo e/ou relatos, presentes nas 15 obras artísticas disponibilizadas pela campanha “Sentimentos no Papel” da Unicef Brasil (2020) em suas redes sociais e que visa estimular crianças a expressarem seus sentimentos durante a pandemia de coronavírus, Sars-CoV2, causador da doença conhecida como COVID-19 no Brasil e no mundo. Sendo assim, aliamos a análise de desenhos com interpretações do discurso, buscando observar representações de conceitos científicos, aspectos emocionais, criativos e de linguagem que expressem a realidade nas obras dessa campanha, bem como outros elementos influentes sobre elas. Percebemos intensa influência nas atividades cotidianas das crianças entre quatro e 12 anos e em suas emoções, sendo manifestados sentimentos de ausência de inúmeros prazeres, novas atividades e diversões, diferenciadas em variadas idades, assim como destacamos o uso das tecnologias no processo de socialização em tempos de isolamento social. Por fim, gostaríamos que esse trabalho pudesse auxiliar o ensino de ciências e estimular a formulação de políticas públicas que acolham o público infantil nos programas de educação e saúde em conformidade com as necessidades, conhecimentos, medos e desejos revelados neste estudo, auxiliando a retomada da nova realidade e valorizando as suas formas de expressão | en_US |
Idioma | por | en_US |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Ciência e arte | en_US |
Palabras clave en Portugués | COVID-19 | en_US |
Palabras clave en Portugués | Crianças | en_US |
Palabras clave en Portugués | Análise de desenhos | en_US |
Palabras clave en Portugués | Interdisciplinaridade | en_US |
Palabras clave en Portugués | Representações de conceitos científicos | en_US |
Título | A Arte em Papéis virtuais: análise dos Desenhos de Crianças (5 – 12 anos) sobre a Pandemia de COVID-19 da Campanha "Sentimentos no Papel" (2020) da Unicef Brasil | en_US |
Tipo del documento | Dissertation | |
Fecha de la defesa | 2021 | |
Departamiento | Instituto Oswaldo Cruz | en_US |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Grau | Mestrado Acadêmico | en_US |
Local de defensa | Rio de Janeiro | en_US |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | en_US |
Resumen en Inglés | We are living in pandemic and chaotic times of drastic chances in Brazil and in the world, that started in March 2020 and remains in this year of 2021. At this difficult time, special attention needs to be given to children and vulnerable groups, who suffer from Brazilian social inequalites and who have greater difficulties in expressing their fears about how these changes have affected their lives. Through art, it is possible for children to express, more easily than through words, feelings related to this complicated period we are going through. Thus, we seek to relate art to reality, analyzing cultural expressions that stimulate the emotional, cognitive and psychological sides of society by listening to children´s expression, through one of their favorite activities, drawing, understanding how this period affects children. Thus, we analyzed and observed the drawings and appointments in the speeches sent by vídeo and/or reports, present in the 15 artistic works made available by “Feelings on Paper” campaign by UNICEF Brazil (2020) on their social networks, which aims to encourage children to express their feelings during the coranavirus pandemics, Sars CoV2 that causes the disease known as COVID-19 in Brazil and in the world. Therefore, we combine drawing analysis with discourse interpretations, seeking to observe representations of scientific concepts, emotional, creative and language aspects that express the reality in the works of this campaign, as well as other influential elements on them. We noticed an intense influence on the daily activities of children between 4 and 12 years old and their emotions, with feelings of absence of countless pleasures, new activities and entertainment, differentiated at different ages, as well as highlighting the use of technologies in the socialization process in times of social isolation. Finally, we would like this work to help science education and stimulate the formulation of public policies that welcome children in education and health programs in accordance with the needs, knowledge, fears and desires revealed in this study, helping the resumption of the new reality and valuing their forms of expression | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Palavras clave en Inglês | Science and art | en_US |
Palavras clave en Inglês | COVID-19 | en_US |
Palavras clave en Inglês | Kids | en_US |
Palavras clave en Inglês | Analysis of drawings | en_US |
Palavras clave en Inglês | Interdisciplinarity | en_US |
Palavras clave en Inglês | Representations of scientific concepts | en_US |
Miembros de la junta | Meirelles, Rosane Moreira Silva | |
Miembros de la junta | Monteiro, Angélica Ferreira Bêta | |
Miembros de la junta | Machado, Maria Auxiliadora Delgado | |
Miembros de la junta | De La Rocque, Lucia Rodriguez | |
Miembros de la junta | Siqueira, Andréa Espinola de | |
DeCS | Ciência nas Artes | en_US |
DeCS | COVID-19 | en_US |
DeCS | Criança | en_US |
DeCS | Formação de Conceito | en_US |