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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56287
RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE PRECEPTORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Souza, Paula Adalgisa Freire de | Date Issued:
2022
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
A residência é definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, voltada para a educação em serviço e abrangendo as profissões da área da saúde. Nesse contexto, a atuação do preceptor é de fundamental importância na residência em saúde, uma vez que é ele que medeia a inserção do residente no serviço. A presente dissertação tem como objeto de estudo a residência em saúde com foco na preceptoria e as práticas pedagógicas. O objetivo geral deste estudo é discutir as práticas de preceptoria e as concepções que comparecem nas práticas pedagógicas nos programas de residência em saúde. À luz do materialismo histórico-dialético, foi utilizada como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica a partir de obras de referência nos temas tratados e a revisão integrativa de artigos científicos buscando abordar duas questões: processos de formação de preceptores e as concepções acerca das práticas pedagógicas na preceptoria em saúde. Os resultados apontaram para uma concepção fragmentada de formação e de prática pedagógica, tratando as metodologias ativas como autonomizadas dos processos sociais e históricos no interior do SUS. Por fim, o estudo buscou também apontar algumas contribuições da pedagogia histórico crítica para pensarmos a residência em saúde.
Abstract
The residency is defined as a lato sensu postgraduate teaching modality, developed on an exclusive dedication basis, focused on in-service education and covering health professions. In this context, the role of the preceptor is of fundamental importance in health residency, since it is he who mediates the insertion of the resident in the service. The present dissertation has as its object of study the residency in health with a focus on preceptorship and pedagogical practices. The general objective of this study is to discuss preceptorship practices and the concepts that appear in pedagogical practices in health residency programs. In the light of dialectical historical materialism, bibliographic research was used as a methodological strategy based on works of reference on the topics covered and the integrative review of scientific articles seeking to address two questions: processes of qualification preceptors and conceptions about pedagogical practices in preceptorship in health. The results pointed to a fragmented conception of qualification and pedagogical practice, treating active methodologies as autonomous from the social and historical processes within the SUS. Finally, the study also sought to point out some contributions of critical historical pedagogy to think about residency in health.
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