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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56629
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EM CURSOS MÉDICOS DO DISTRITO FEDERAL
Diretrizes Curriculares Nacionais
Sistema Único de Saúde
Capacitação Profissional
Barbosa, Patrícia de Mello Faria Horta | Date Issued:
2021
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
A graduação médica vem passando por significativas mudanças nas últimas décadas, visando atender demandas do Sistema Único de Saúde. Para tanto as escolas médicas estão passando por uma reorientação de seus conteúdos curriculares, de forma a capacitar os egressos para atuação como generalistas com responsabilidade social, capazes de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, a partir do eixo integrador da Atenção Primária à Saúde. Neste sentido foram publicadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina (DCN) 2001 e 2014. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos egressos de Cursos de Medicinado Distrito Federal quanto as competências e habilidades descritas nas DCNs pela análise do projeto político pedagógico das instituições, aplicação de um questionário estruturado e realização de entrevista semi-estrutura à egressos de dois Cursos de Medicina do Distrito Federal no primeiro semestre de 2021. Observou-se que a grande maioria das competências listadas pelas DCNs foram trabalhadas com propriedade durante a graduação pela auto-avaliação dos estudantes. Entretanto, observa-se algumas dificuldades nas competências listadas no campo de Gestão em Saúde, sendo o campo pior avaliado pelos estudantes. No campo de Atenção em Saúde, os egressos demonstraram maior insegurança na atuação em situações de emergência e trauma, sugerindo a necessidade desta competência ser reforçada no currículo das instituições.
Abstract
Medical graduation has undergone significant changes in recent decades, aiming to meet the demands of the National Health System. For this purpose, medical schools are undergoing a reorientation of their curricular contents, in order to train graduates to act as general practitioners with social responsability, able to act atdifferent levels of health care, based on the integrative axis of Primary Health Care. In this sense, the National Curriculum Guidelines for the Medicine Course (DCN) 2001 and 2014 were published. The aim of this study was to analyze the profile of the graduates of Medicine Courses in the Federal District regarding the skills and abilities described in the DCNs by analyzing the political pedagogical project of the institutions, applying a structured questionnaire and conducting a semi-structured interview with graduates of two Medicine Courses in the Federal District during the first semester of 2021. It has been observed that the vast majority of skills listed by DCNs were properly achieved during graduation considering student’s self-assessment. However, there are some difficulties in the skills listed in the Health Management Field, being the worst assessed by the students. In the Field of Health Care, graduates showed unconfident working in emergency and trauma situations, suggesting the need for this competence to be reinforced in the institutions’ curricula.
DeCS
Currículo acadêmicoDiretrizes Curriculares Nacionais
Sistema Único de Saúde
Capacitação Profissional
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