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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56987
PERCEPÇÕES E EMOÇÕES SUSCITADAS PELAS ADVERTÊNCIAS SANITÁRIAS DAS EMBALAGENS DE CIGARROS BRASILEIRAS ENTRE JOVENS E ADULTOS, FUMANTES E NÃO FUMANTES
Tabagismo
Controle do Tabaco
Prevenção do Hábito de Fumar
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Vigilância Sanitária de Produtos
Inquéritos e Questionários
Estudos de Avaliação como Assunto
Perez, Cristina de Abreu | Date Issued:
2022
Alternative title
Perceptions and emotions aroused by the health warnings on brazilian cigarette packages among youth and adults, smokers and non-smokersAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O tabagismo é reconhecidamente um problema de saúde pública, que tem como oponente as indústrias do tabaco bilionárias que visam ao lucro acima da saúde e deve ser enfrentado com ciência. Esta tese teve como objetivo contribuir com uma política nacional de controle do tabagismo, que tem sido modelo para muitos países, buscando conhecer as percepções e emoções suscitadas pelas advertências sanitárias das embalagens de cigarros brasileiras entre jovens e adultos, fumantes e não fumantes. O Marco Referencial utilizado foi a Teoria do Comportamento do Consumidor, que amplamente tem sido estudada e serviu de base, para que as falas pudessem ser interpretadas. A investigação ocorreu em todas as regiões do Brasil com base na metodologia qualitativa, através de grupos focais constituídos por fumantes e não fumantes das classes sociais C e D, em dois subgrupos etários: 15-17 anos e 18- 55 anos. Não foram incluídos os analfabetos, usuários de outros produtos derivados do tabaco e mulheres grávidas. Os participantes e os responsáveis pelos menores de idade assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As emoções e percepções suscitadas pelas advertências nos informantes apontam que as advertências sanitárias das embalagens de cigarros brasileiras parecem cumprir seu papel informando e estimulando não fumar, assim como evidenciam que o fumante demonstra ter conhecimento e perceber os efeitos deletérios causados pelos cigarros. No entanto, a percepção de que deixar de fumar é tão difícil, ou as tentativas anteriores podem ser tão frustrantes, que ele se mantém num ciclo vicioso da dependência, potencializado pela nicotina. Apesar do êxito alcançado pelas advertências brasileiras, algumas inovações podem ser introduzidas como: advertências nos próprios cigarros, inserts nos maços, embalagem padronizada, a adoção de formatos alternativos de mensagens como questionamento e testemunho pessoal, a introdução de novos temas como consequências financeiras do tabagismo, a introdução de mensagens reforçando a possibilidade de deixar de fumar ainda mantendo o enquadramento negativo, fortalecendo no fumante a capacidade de mudar comportamento, reforçando a autoeficácia percebida, assim como informando efetivamente sobre o risco de sofrer consequências negativas pelo uso do cigarro, aumentando a eficácia da resposta percebida, apontando formas e estratégias para se alcançar a cessação de fumar.
Abstract
Smoking is recognized as a public health problem, which has as its opponent the billionaire tobacco industries that aim for profit over health and must be faced with science. This thesis aimed to contribute to a national policy of tobacco control, which has been a model for many countries, seeking to know the perceptions and emotions aroused by the health warnings on Brazilian cigarette packages among youth and adults, smokers and nonsmokers. The referential framework used was the Theory of Consumer Behavior, which has been widely studied and served as a basis, so that the speeches could be interpreted. The investigation occurred in all regions of Brazil, based on the qualitative methodology, through focal groups composed of smokers and nonsmokers from social classes C and D, in two age subgroups: 15- 17 years old and 18-55 years old. Illiterate people, users of other tobacco products, and pregnant women were not included. Participants and the guardians of minors signed the Informed Consent Form (ICF). The emotions and perceptions aroused by the warnings on informants point out that the health warnings on Brazilian cigarette packages seem to fulfill their role in informing and encouraging not smoking, as well as showing that smokers demonstrate knowledge and perception of the harmful effects caused by cigarettes. However, the perception that quitting smoking is so difficult, or previous attempts can be so frustrating, that he remains in a vicious cycle of dependence, potentiated by nicotine. Despite the success achieved by the Brazilian warnings, some innovations can be introduced such as: warnings on the cigarettes themselves, inserts on packs, standardized packaging, the adoption of alternative message formats such as questioning and personal testimony, the introduction of new themes such as financial consequences of smoking, the introduction of messages reinforcing the possibility of quitting smoking while still maintaining the negative framing, strengthening in the smoker the ability to change behavior, reinforcing perceived self-efficacy, as well as effectively informing about the risk of suffering negative consequences for cigarette use, increasing the effectiveness of the perceived response, pointing out ways and strategies to achieve smoking cessation.
Keywords in Portuguese
Advertências Sanitárias das Embalagens de CigarrosTabagismo
Controle do Tabaco
DeCS
TabagismoPrevenção do Hábito de Fumar
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Vigilância Sanitária de Produtos
Inquéritos e Questionários
Estudos de Avaliação como Assunto
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