Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57730
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DAS PARTURIENTES COM A ASSISTÊNCIA AO PARTO NO HOSPITAL JOÃO MURILO DE OLIVEIRA: UNIDADE DE REFERÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Assistência ao parto
Satisfação do Usuário
cuidado del parto
Satisfacción del usuario
Assistência ao parto
Satisfação do usuário
Perfil de saúde
Oliveira, Isabella Macedo Freitas | Date Issued:
2020
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: O modelo de humanização da atenção ao parto no SUS já instituído por programas e politicas públicas, há décadas, busca consolidar a qualidade da assistência obstétrica, entretanto o modelo tecnocrático ainda não foi superado no Brasil, com intervenções desnecessárias e taxas de mortalidade materna elevadas. Objetivo: Avaliar a satisfação das parturientes com a assistência ao parto no HJMO, Vitória de Santo Antão/PE. Método: Foi desenvolvido um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A avaliação se deu a partir de uma amostra de 300 usuárias e da realização de observação sistemática. A pesquisa foi desenvolvida nas seguintes etapas: descrição do perfil das usuárias atendidas na atendidas na unidade; avaliação da assistência recebida, na perspectiva das usuárias; caracterização da capacidade instalada e condições de atendimento. O banco de dados foi elaborado utilizando os programas Epi-info 6.04 e Excel. Para a análise de dados foi utilizado o SPSS 22.0. Resultados: Dentre as usuárias identificou-se que a maioria era parda, renda mensal de até um salário mínimo, que realizaram pré-natal (UBS), sete ou mais consultas e gestação de baixo risco. As puérperas avaliaram a satisfação como boa, mesmo havendo peregrinação na busca por atendimento no momento do parto, puérperas que percorreram mais de mais de 40 km para chegar à unidade, além de não receberem auxilio transporte e sofrer violência obstétrica. A qualidade foi satisfatória no Acolhimento, Respeito ao Direito da usuária e Assistência obstétrica e insatisfatória no Acesso e nas condições de atendimento. Conclusão: Os achados apresentados neste estudo referentes a avaliação da satisfação das parturientes com a assistência ao parto, chamam atenção por grandes resultados positivos, mas também para a necessidade de reorientação do atendimento em alguns aspectos, para que atendam de forma satisfatória as orientações instituídas por todas as politicas e programas de humanização ao parto e nascimento (AU).
Abstract
Introduction: The humanization model of childbirth care in the SUS, which had been instituted by public programs and policies for decades, seeks to consolidate the quality of obstetric care, however the technocratic model has not yet been overcome in Brazil, with unnecessary interventions and high maternal mortality rates. Objective: To assess the satisfaction of parturients with childbirth assistance at HJMO, Vitória de Santo Antão/PE. Method: A descriptive study was developed, with a quantitative approach. The evaluation took place from a sample of 300 users and systematic observation. The research was carried out in the following steps: description of the profile of the users attended at the unit; evaluation of the assistance received, from the users' perspective; characterization of installed capacity and service conditions. The database was created using the Epi-info 6.04 and Excel programs. For data analysis, SPSS 22.0 was used. Results: Among the users, it was identified that the majority were mixed race, monthly income of up to one minimum wage, who underwent prenatal care (UBS), seven or more consultations and low-risk pregnancies. The mothers evaluated the satisfaction as good, even though there was a pilgrimage in the search for care at the time of delivery, mothers who traveled more than 40 km to reach the unit, in addition to not receiving transport assistance and suffering obstetric violence. The quality was satisfactory in the Reception, Respect for the right of the user and obstetric assistance and unsatisfactory in the Access and in the conditions of service. Conclusion: The findings presented in this study referring to the assessment of the parturients' satisfaction with childbirth assistance, call attention for great positive results, but also for the need to reorient the care in some aspects, so that they satisfactorily meet the guidelines established by all policies and programs for humanizing childbirth and birth (AU).
Keywords in Portuguese
Avaliação do Acesso e da Qualidade da Assistência à SaúdeAssistência ao parto
Satisfação do Usuário
Keywords in Spanish
Evaluación del acceso y la calidad de la atención médicacuidado del parto
Satisfacción del usuario
DeCS
Avaliação do Acesso e da Qualidade da Assistência à SaúdeAssistência ao parto
Satisfação do usuário
Perfil de saúde
Share